A Cemig deu mais um passo em sua estratégia de incentivo à inovação e à mobilidade sustentável ao abrir uma chamada pública para implantação de novas eletrovias em Minas Gerais.
A iniciativa integra o projeto PDI-663 e prevê a seleção de até quatro locais estratégicos para instalação de infraestrutura de recarga para veículos elétricos, reforçando a expansão da eletromobilidade no estado.
A proposta prioriza empreendimentos localizados ao longo da rota entre Lagoa Santa e Diamantina, na Estrada Cênica Serra do Espinhaço, além de atrações turísticas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Em cada ponto selecionado deverão ser instalados, em média, dois carregadores: um equipamento de 22 kW em corrente alternada (CA) e outro de 30 kW em corrente contínua (CC).
Os pontos de recarga serão gratuitos para os usuários durante a vigência do projeto. Os equipamentos e a instalação serão custeados pela iniciativa, enquanto o parceiro será responsável apenas pelo consumo da energia utilizada.
De acordo com o gerente de Inovação Aberta da Cemig, Felipe Reis, a iniciativa busca criar uma infraestrutura que acompanhe o avanço da eletrificação e estimule novos modelos de mobilidade.
“A eletromobilidade é uma das grandes transformações em curso no setor energético. Nosso objetivo é criar condições para ampliar a infraestrutura disponível, incentivar novas experiências e apoiar a construção de um ecossistema que estimule o uso de tecnologias mais sustentáveis”, afirma.
Segundo Felipe Reis, o projeto também reforça a estratégia de inovação aberta adotada pela companhia. “A Cemig vem trabalhando cada vez mais em modelos colaborativos para acelerar soluções inovadoras. A construção dessas parcerias permite aproximar tecnologia, desenvolvimento regional e transição energética”, destaca.
A chamada permanecerá aberta até 19/6, prazo previsto para a seleção dos locais participantes. A expectativa é que a implantação seja concluída até o final de setembro. A parceria inicial terá vigência até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação.
A iniciativa integra a agenda de inovação da companhia, que vem ampliando investimentos em digitalização, eletrificação e novos modelos energéticos. Atualmente, a Cemig desenvolve projetos em áreas como redes inteligentes, armazenamento, inteligência artificial e mobilidade elétrica.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas