O Governo de Minas , por meio da Secretaria-Geral do Estado , realizou nessa segunda-feira (18/5), em Belo Horizonte, a 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro ocorreu na Fundação João Pinheiro (FJP) e integrou a etapa preparatória da Conferência Nacional dos ODS, convocada pelo Governo Federal.
Com o tema “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento socialmente justo e inclusivo, ambientalmente responsável e economicamente viável”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, especialistas, instituições públicas e movimentos parceiros para discutir propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.
Os debates foram organizados em seis eixos temáticos: Democracia e instituições fortes; Sustentabilidade ambiental; Promoção da inclusão social e combate às desigualdades; Inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável; Governança participativa; e Colaboração multissetorial e financiamento da Agenda 2030.
Ao final da conferência, seis propostas prioritárias foram aprovadas em plenária e serão apresentadas na etapa nacional, em Brasília. Também foram eleitos 20 delegados que representarão Minas Gerais, sendo 14 integrantes da sociedade civil e seis representantes do poder público estadual.

Secretaria-Geral / Divulgação
“O evento foi de muito sucesso. A gente entende que a missão foi cumprida, que a sociedade teve a possibilidade de se manifestar e que o estado agora saiu fortalecido com essa conferência realizada”, afirmou o chefe de Gabinete da Secretaria-Geral e presidente da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de ODS, Ivan Tavares de Melo Filho.
A subsecretária de Relações Institucionais da Secretaria-Geral e coordenadora-geral da Comissão Organizadora, Cássia Moreira Freitas, destacou o caráter inédito do encontro.
“É a primeira vez que sociedade civil e Estado se juntam para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conseguimos chegar em seis propostas que serão levadas para a Conferência Nacional representando Minas Gerais e a voz do nosso povo”, ressaltou.
A conferência reforça o compromisso do Governo de Minas com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão social e fortalecimento da participação cidadã.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas