O governador Mateus Simões participou, nesta segunda-feira (11/5), em Belo Horizonte, da cerimônia de posse de Alexandre Ramos Peixoto como novo presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) , empresa vinculada ao Governo de Minas e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) .
"Tenho certeza que esse novo capítulo na história da Cemig, com o Alexandre na presidência da companhia, será de muito sucesso. Hoje, Alexandre tem a oportunidade de construir, ao lado do Governo do Estado, o futuro de Minas Gerais com a condução dessa companhia, que já é motivo de orgulho para todos nós. Sei que foi uma escolha acertada e que, com trabalho sério e competente, trará ainda mais prosperidade aos mineiros", destacou o governador Mateus Simões.
Eleito pelo Conselho de Administração da empresa na última quinta-feira (7/5), Alexandre Ramos assume a presidência com a missão de dar continuidade ao avanço e modernização da Cemig nos últimos anos, quando a companhia consolidou um consistente movimento de recuperação financeira e retomou o patamar de investimentos, com um plano estratégico de R$ 70 bilhões até 2030 em curso.
O novo presidente assume o cargo no lugar de Reynaldo Passanezi e terá o desafio de conduzir a próxima etapa desse ciclo, com a missão de aprofundar os resultados já alcançados e ampliar o protagonismo da empresa no setor elétrico brasileiro.
"Assumir a presidência dessa companhia é, antes de tudo, assumir um compromisso com a história e com o futuro. A história de uma empresa que se confunde com o próprio desenvolvimento de Minas Gerais. E o futuro de um estado e de um país que dependem, cada vez mais, de uma energia confiável, acessível, renovável e sustentável, lastreada em inovação, em tecnologia, em processos simples, sérios e, principalmente, seguros", pontuou o novo presidente da Cemig.
Trajetória construída na empresa
A posse de Alexandre Ramos marca o retorno de um servidor efetivo à presidência da Cemig. Engenheiro mecânico de formação, Alexandre Ramos ingressou na Cemig em 1989, e construiu uma carreira de 36 anos que percorre os principais eixos do setor elétrico brasileiro.
O novo presidente da Cemig já passou pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), acumulando experiência em regulação, planejamento e política energética.
Na Cemig, chegou à Diretoria de Regulação e Relações Institucionais. Foi nesse posto que coordenou, em articulação com o MME, a concepção de soluções regulatórias emergenciais durante a pandemia de covid-19, iniciativas posteriormente adotadas em escala nacional e reconhecidas como referência para o setor elétrico brasileiro.
Desde 2023, Alexandre Ramos presidiu o Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), onde foi um dos protagonistas da expansão da abertura do mercado livre de energia ao setor varejista, implementada a partir de 2024, e atuou na evolução dos mecanismos de segurança e da governança institucional da própria CCEE.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas