A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) participou, durante esta semana, do Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), em Brasília. Representantes da Secretaria apresentaram artigos, atuaram em grupos de trabalho e contribuíram em debates voltados ao planejamento governamental, ao orçamento público e à comunicação institucional.
O congresso reúne gestores, técnicos, pesquisadores e representantes das secretarias estaduais de planejamento de todo o país para discutir soluções e estratégias voltadas à melhoria da gestão pública.
Além das apresentações realizadas pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Sílvia Listgarten, no dia 6/5 , a programação contou com a participação de diferentes áreas da Seplag-MG em discussões e troca de experiências com outros estados, no dia 7/5.
“A participação no Conseplan é importante porque permite levar nossas boas práticas, conhecer iniciativas de outros Estados e discutir soluções para desafios comuns da gestão pública”, destacou a secretária Sílvia Listgarten.
Comunicação e planejamento
A assessora de Comunicação da Seplag-MG, Edilene Viana, compõe a Comissão de Comunicação do Conseplan e apresentou o artigo “Comunicação institucional como infraestrutura da governança pública”. O trabalho apresenta o papel da comunicação dentro do planejamento governamental e sua importância para fortalecer a transparência, a circulação de informações e a relação entre gestão pública e sociedade.
“A comunicação institucional precisa fazer parte do planejamento desde o início, e não atuar apenas de forma reativa. Quando ela é integrada às estratégias e aos fluxos da gestão, ela contribui para melhorar a circulação de informações, fortalecer a governança e apoiar entregas mais eficientes para a população”, destacou Edilene Viana.
Reforma tributária
Outro artigo apresentado pela Seplag-MG foi sobre os impactos da reforma tributária para os municípios mineiros. A servidora da Subsecretaria de Gestão e Finanças, Isabella Biondini, analisou as mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023, especialmente na reorganização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e na criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), além dos efeitos nos critérios de distribuição de recursos para os municípios.
Segundo Isabella, o tema tem sido discutido também na formação de futuros gestores públicos. “A reforma tributária traz mudanças importantes para estados e municípios, e isso impacta diretamente a gestão pública. A proposta do artigo foi discutir essas transformações e os efeitos para Minas Gerais dentro da lógica do federalismo fiscal”, explicou.
Orçamento e gestão pública
A programação do congresso também contou com a participação do subsecretário de Planejamento e Orçamento, Felipe Souza, e do servidor Bruno Rosa, da mesma subsecretaria, nas atividades do Grupo de Trabalho de Orçamento.
Os debates abordaram temas relacionados à qualidade do gasto público, planejamento orçamentário e estratégias para tornar a gestão mais eficiente.
Também participaram do evento a chefe de Gabinete da Seplag-MG, Sarah Mourão, e o subsecretário de Gestão e Finanças, Rodrigo Furtado.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas