Em meio ao maior ciclo de investimentos de sua história, a Cemig investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em Minas Gerais no primeiro trimestre de 2026, o que representa um avanço de 22,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Até o fim deste ano, a companhia planeja aportar cerca de R$ 6,73 bilhões no estado, com impacto direto na qualidade do fornecimento de energia para mais de 9,5 milhões de clientes.
Principal foco do plano de investimentos da companhia, o segmento de distribuição concentrou R$ 1,28 bilhão no período. Entre os destaques estão a entrega de seis novas subestações – além da modernização de uma instalação, que ampliaram em 107,5 MVA a capacidade de transformação do sistema elétrico, reforçando a segurança do fornecimento e criando condições para o crescimento da demanda em diversas regiões do estado.
Ainda em relação à distribuição, destaque para a construção de 765 quilômetros de redes de baixa e média tensão, ampliando o alcance e a resiliência da rede elétrica da companhia nos 774 municípios da sua área de concessão.
Na área de geração e transmissão, os investimentos somaram cerca de R$ 123 milhões, com destaque para a aplicação de R$ 103 milhões em reforços e melhorias em linhas de alta tensão. Esses aportes adicionam R$ 15,1 milhões em Receita Anual Permitida (RAP) à companhia, o que representa um crescimento de 45,2% em relação ao mesmo período de 2025, reforçando a eficiência e o retorno dos investimentos realizados.
De acordo com o gerente de Projetos de Alta Tensão da Cemig Distribuição, Sandro Assis, os resultados do período refletem a consistência da estratégia de investimentos da companhia.
“A Cemig vem acelerando seus investimentos de forma consistente, com foco na melhoria da qualidade do fornecimento, na ampliação da capacidade do sistema e na preparação da rede para as transformações do setor elétrico. Esse movimento é fundamental para acompanhar o crescimento do estado e garantir mais confiabilidade no atendimento aos nossos clientes”, afirma.
Investimentos em outras empresas do Grupo Cemig
Outras empresas do Grupo também avançaram no período. A Gasmig investiu R$ 38 milhões, com construção de 23,6 quilômetros de gasodutos, ampliando a oferta de gás natural no estado. Do montante total investido, R$ 18,7 milhões foram destinados ao Projeto Centro-Oeste, importante projeto de expansão da Gasmig, cujo investimento total é superior a R$ 800 milhões. O gasoduto irá levar gás natural a cidades importantes do Centro-Oeste de Minas Gerais.
Já a Cemig SIM aportou R$ 34 milhões, adicionando sete novas usinas fotovoltaicas, com incremento de 19 MWp de capacidade instalada, fortalecendo a atuação da companhia em geração distribuída e soluções energéticas sustentáveis.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas