A Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig) completa, em maio de 2026, um ano de sua criação. Instituída pela Lei nº 25.235, sancionada em 8 de maio de 2025 e publicada no dia 9, a autarquia é responsável pela regulação e fiscalização das concessões de rodovias, aeroportos e transporte por balsas em Minas Gerais.
As atividades da Agência tiveram início em julho de 2025, após a posse da primeira Diretoria Colegiada. Desde então, a Artemig vem avançando na estruturação institucional e na consolidação de instrumentos regulatórios voltados à ampliação da eficiência, da segurança e da transparência dos serviços prestados à população.
Entre os principais avanços está a publicação do Regimento Interno, em setembro de 2025, documento que definiu a estrutura organizacional, as competências da autarquia e as diretrizes para a atuação regulatória da Agência.
“Esse primeiro ano representa o início da construção de uma agência técnica, moderna e preparada para os desafios da infraestrutura em Minas Gerais. Os avanços alcançados até aqui são resultado do trabalho coletivo das equipes que vêm estruturando a Artemig com dedicação e compromisso público. Nosso olhar agora está voltado para o futuro, com o fortalecimento da regulação, a ampliação da capacidade técnica da agência e a consolidação de uma atuação cada vez mais próxima da sociedade”, afirma o diretor-geral da autarquia, Breno Longobucco.
Principais entregas
Ao longo do primeiro ano, a Artemig acompanhou entregas relevantes de infraestrutura voltadas à mobilidade e ao desenvolvimento regional, como o sistema de drenagem do Aeroporto da Pampulha, o Anel Viário de Bocaiúva, o Contorno Viário de Montes Claros e intervenções nas rodovias de Borda da Mata e Jacutinga, no Sul de Minas. Foi também celebrado importante aditivo para ampliação da duplicação prevista na BR-365, no Triângulo Mineiro, cujas obras serão iniciadas neste ano.
A autarquia também participou de projetos de concessão e parcerias, acompanhando leilões como o do lote Ouro Preto-Mariana, a Parceria Público-Privada (PPP) das travessias do Lago de Furnas e o projeto de construção da ponte entre Delfinópolis e Cássia. As iniciativas contribuem para a atração de investimentos e para a ampliação da infraestrutura de transportes no estado.
Avanços estratégicos
No campo regulatório, a Agência registrou avanços como a publicação da Agenda Regulatória, com seis temas prioritários, e a realização de três consultas públicas. Até abril de 2026, a Diretoria Colegiada realizou 14 reuniões e emitiu 27 deliberações, fortalecendo um ambiente regulatório mais técnico e eficiente.
A estruturação institucional também incluiu a implementação de instrumentos de planejamento e gestão, como o Plano Estratégico 2026-2030, o Plano Anual de Gestão, o lançamento do site institucional e a publicação do Relatório de Ouvidoria, ampliando a transparência e o diálogo com a sociedade.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas