O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou da Abertura da Safra Mineira de Açúcar e Álcool 2026/2027, nesta sexta-feira (24/4), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Durante o evento, organizado pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e pela Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig) e que marca o início da produção sucroenergética em Minas Gerais, o governador apresentou novidades para o setor de cana e açúcar do estado e para o desenvolvimento econômico e ambiental de Minas Gerais, como a construção de um gasoduto, por meio da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) .
"Serão destinados R$ 350 milhões para a formação do gasoduto circuito fechado de biogás entre as empresas produtoras de cana de açúcar de Minas Gerais, para abastecer as cidades de Uberaba e Uberlândia", anunciou Mateus Simões..
Ainda, durante o evento, Simões apresentou o projeto de lei, de autoria do Governo de Minas , que autoriza o Poder Executivo a monetizar créditos acumulados de Imposto sobre Circularização de Mercadorias e Serviços (ICMS) para investimentos em bioenergia e na melhoria da infraestrutura viária do estado.
A proposta, que foi construída em parceria com a Siamig, será encaminhada para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apreciação e votação. "Com a assinatura, o projeto de lei será encaminhado neste momento pelo sistema eletrônico para a Assembleia, e peço aos nossos deputados que possam se empenhar ao máximo para dar velocidade à tramitação", afirmou.
Setor sucroenergético
Minas Gerais é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil e representa mais de 11% da produção nacional. A principal região produtora do estado é o Triângulo Mineiro, com 68% da produção estadual, De acordo com a Siamig, na safra 2025/26, a moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais atingiu 74 milhões de toneladas, a produção de açúcar totalizou 5,39 milhões de toneladas, e a fabricação total de etanol chegou a 2,67 bilhões de litros.
Em 2026, até o momento, Minas Gerais soma US$ 240,1 milhões e 650,6 mil toneladas em exportação, com participação de aproximadamente 10,3% do valor e 10,5% do volume nacional. O setor sucroenergético é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio de Minas Gerais, destacando-se na produção de etanol, açúcar e bioeletricidade, contribuindo para a matriz energética renovável do país.
"Pelas projeções, nós vamos bater um novo recorde este ano. Ano passado a gente esmagou 74 milhões de toneladas e essa possibilidade de chegar perto de 80 milhões de toneladas faz com que Minas continue como o segundo maior produtor de cana do Brasil", disse o governador de Minas Gerais.
"Em dez anos, nós multiplicamos, aumentamos 40% da área plantada, mas nós mais do que dobramos a produção total de etanol e açúcar. Nós estamos falando de mais genética, de melhor uso da água, de melhor uso da terra, de aplicação de tecnologia, o que a gente tem hoje em Minas Gerais é a ponta da produção no Brasil", complementou Mateus Simões.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas