O governador Mateus Simões cumpre agenda oficial entre os dias 13/4 e 17/4 no Vale do Jequitinhonha, dando continuidade ao Governo Presente, com compromissos nas cidades de Diamantina, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Capelinha, Araçuaí, Congonhas do Norte e Serro.
Em entrevista à Agência Minas, o governador detalha as ações previstas para a região, incluindo a transferência simbólica da capital para Diamantina, além de anúncios de investimentos em educação, segurança pública, saúde e infraestrutura, e o fortalecimento dos serviços públicos. A programação também conta com a realização da Praça de Serviços em Diamantina, nos dias 16/4 (quinta-feira) e 17/4 (sexta-feira).
Agência Minas: Por que a escolha da cidade de Diamantina para se tornar a capital?
Mateus Simões:Diamantina foi escolhida porque representa a nossa riqueza histórica e também é um centro de referência em saúde para todo o Jequitinhonha. Durante uma semana, a cidade se torna simbolicamente a capital de Minas Gerais. Para mim, é um orgulho despachar de lá com o gabinete, realizar anúncios e receber prefeitos, deputados e lideranças, além de percorrer a região.
AM: Além de Diamantina, quais outras cidades o senhor vai visitar e quais serão as agendas?
MS: Em Diamantina, vou acompanhar o prefeito, entregar um quartel do Corpo de Bombeiros, visitar estruturas do Estado e participar da feira de serviços, com vacimóvel, castramóvel e emissão de Carteira de Identidade. Também estarei em Capelinha, participando da Feragro (Feira Regional Agropecuária), que é uma feira importante para a produção rural da região.
Em Santo Antônio do Itambé, faremos a entrega de um posto de saúde construído com recursos do Estado. Em Serra Azul de Minas, vamos realizar a entrega de títulos de regularização fundiária. Também estarei em Araçuaí, visitando uma escola estadual que desenvolve o projeto Pingo d’Água, voltado à captação de água. Além disso, teremos uma reunião com prefeitos e deputados para discutir os próximos investimentos na região.
AM: Quais serviços serão oferecidos na Praça de Serviços em Diamantina?
MS: Vamos oferecer diversos serviços gratuitos, como cadastramento de produtores rurais e artesãos, atendimentos da Cemig e da Copasa, troca de lâmpadas por modelos de LED, além de serviços de saúde, como vacinação e aferição de pressão. Também teremos o castramóvel, para castração e vacinação de cães e gatos, e a emissão da nova Carteira de Identidade, que já permite acesso digital. O cidadão poderá sair com o documento e, em seguida, receber a versão física em casa.
AM: Quais serão os temas da reunião com prefeitos e deputados?
MS: Vamos discutir os investimentos prioritários para a região nos próximos anos, especialmente nas áreas de infraestrutura e serviços públicos. É um momento importante para ouvir as lideranças locais e definir, de forma conjunta, as ações que vão impulsionar o desenvolvimento do Jequitinhonha.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas