O Governo de Minas e a Prefeitura de Santa Luzia assinaram, nesta quinta-feira (9/4), a ordem de início para a construção do Terminal Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto marca a retomada da expansão da infraestrutura de transporte metropolitano.
Com investimento estimado em R$ 24 milhões, sendo R$ 18,2 milhões de recursos do Estado, as obras serão executadas pelo município e têm prazo de conclusão de até 16 meses.
O novo terminal será implantado na Avenida Raul Teixeira da Costa, em uma área de cerca de 16 mil metros quadrados. A estrutura vai operar no modelo tronco-alimentador, com plataformas elevadas semelhantes às utilizadas nos corredores das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos, em Belo Horizonte.
A previsão é de que o equipamento atenda cerca de 20 mil passageiros por dia útil, com capacidade para aproximadamente 1,5 mil pessoas por hora nos períodos de maior movimento. A implantação do terminal busca acompanhar o crescimento da demanda por transporte na região e melhorar a organização do atendimento.
“Essa é uma grande conquista para Santa Luzia e para a Região Metropolitana. Com a implantação dessa estrutura, vamos garantir mais mobilidade, reduzir o tempo de deslocamento até o centro de Belo Horizonte e melhorar a rotina da população. É o primeiro novo terminal metropolitano em dez anos", afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
O último terminal metropolitano foi implantado em 2016, também em Santa Luzia, o Terminal São Benedito, que continuará em funcionamento.
Com a nova estrutura, a proposta é melhorar a integração das linhas e facilitar os deslocamentos. O modelo organiza a operação ao conectar trajetos que atendem os bairros a linhas de maior alcance, tornando as viagens mais ágeis.
A reorganização também deve trazer ganhos operacionais, como a redução do tempo de viagem, eliminação de sobreposições de itinerários e melhor aproveitamento da frota. A expectativa é de impactos positivos na circulação do Vetor Norte, além da redução das emissões de poluentes.
“O passageiro terá um deslocamento mais confortável e com mais horários. É um orgulho ver que o município está recebendo um equipamento público desse porte”, ressaltou Gustavo Duarte, morador de Santa Luzia e usuário do transporte metropolitano.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas