O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , coloca em operação, a partir desta quarta-feira (8/4), a versão 5.0 do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) em 76 órgãos e entidades do Executivo estadual. A atualização mantém a interface já conhecida pelos usuários e adiciona melhorias voltadas à organização do trabalho, à produtividade e à preparação para novas camadas de segurança.
O Sei!MG é a plataforma que digitaliza a tramitação de processos e documentos no Governo de Minas, substitui o papel, amplia a transparência e torna os fluxos administrativos mais ágeis e rastreáveis, com redução de custos para o Estado.
Entre as novidades, a versão 5.0 passa a permitir a personalização da página inicial logo no acesso ao sistema, com opções de visualização como Controle de Processos, Painel de Controle e Blocos de Assinatura. A versão também inclui teclas de atalho para funções mais utilizadas e facilita o envio de documentos ao permitir arrastar arquivos externos, como planilhas de Excel e documentos em PDF, diretamente para o upload, tornando o trâmite mais rápido no dia a dia.
“Essa atualização tem um caráter estratégico. Além de melhorar as interfaces de trabalho, o sistema torna a rotina das mais diversas equipes do Governo de Minas mais ágil, segura e eficiente. Ao mesmo tempo, fortalece a capacidade do Estado de apoiar a expansão do sistema para as prefeituras e demais parceiros em Minas Gerais”, destaca o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Lucas Vilas Boas.
Melhorias
Na frente de segurança e rastreabilidade, a atualização prepara o sistema para futuras integrações, como autenticação em dois fatores (inclusive para usuários externos) e a adoção do CNPJ alfanumérico. Outra funcionalidade é o menu “Lixeira”, que armazena temporariamente documentos excluídos ou cancelados, permitindo o download pelo próprio usuário que realizou a ação durante o período de retenção.
“Atualizar o Sei!MG para a versão 5.0 é a primeira de uma série de ações que estão previstas para a gestão do sistema em 2026. É uma medida essencial para fortalecer a infraestrutura tecnológica, uma vez que possibilita a atualização de módulos como o Peticionamento Eletrônico, além de habilitar futuramente o uso do novo editor de textos, que irá aprimorar ainda mais a experiência dos usuários”, explica a diretora Central de Sistemas Corporativos da Sepplag-MG, Fernanda Mendes.
A versão 5.0 é disponibilizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em padrão alinhado ao utilizado pelo TRF4, contribuindo para a evolução contínua da plataforma e maior padronização do SEI em instituições públicas.
Sei! Municípios
Além do uso no Estado, o Sei!MG avança na cooperação com municípios. No projeto Sei!MG Municípios, 26 prefeituras já aderiram e 13 já implantaram o sistema. Após a atualização no Executivo estadual, a Seplag-MG inicia o planejamento para levar a versão 5.0 também aos municípios e demais participantes do projeto.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas