Os Departamentos de Estradas de Rodagem de Minas Gerais ( DER-MG ) e de São Paulo (DER-SP) liberaram, na tarde desta quarta-feira (1/4), o tráfego na ponte Volta Grande, sobre o Rio Grande, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, após a conclusão das ações emergenciais de reforço estrutural.
A estrutura, localizada entre a AMG-2540 e a SP-413, passou por intervenções técnicas voltadas à estabilização dos pilares que apresentaram danos. As medidas foram adotadas após vistorias identificarem comprometimento em apoios, que registraram fissuras que exigiram atuação imediata para garantir a segurança da travessia.
Com 540 metros de extensão e construída em 1974, a ponte constitui um importante elo logístico entre Minas Gerais e o interior paulista, especialmente para o acesso a municípios como Barretos. A liberação do tráfego restabelece uma conexão estratégica para o deslocamento de pessoas e o escoamento da produção regional.
"A ponte está liberada para uso de veículos leves e pesados. Nós vamos conversar com São Paulo depois, ao longo das próximas semanas, sobre o conserto definitivo. Por enquanto, as cintas de aço que foram colocadas garantem que não há nenhum risco para quem passa por lá. Isso é importante para a gente poder garantir que o trânsito corra normalmente, porque o compromisso final tem de ser de garantir que os serviços públicos funcionem", afirmou o governador Mateus Simões.
O diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, destacou a importância da conclusão dos serviços.
“A reabertura da ponte Volta Grande representa o fim de um período de transtornos para quem depende dessa ligação diariamente. Atuamos com agilidade e responsabilidade para garantir uma solução segura, restabelecendo o tráfego e reduzindo os impactos para os usuários e para a economia local”, afirmou.
Os DERs de Minas e de São Paulo reforçam que as intervenções executadas têm caráter paliativo, assegurando condições adequadas de segurança e durabilidade até a implementação de uma solução definitiva.
Parceria entre estados
Paralelamente às ações emergenciais, o DER-MG mantém tratativas com o DER-SP para a formalização de um termo de parceria que prevê a manutenção integral da estrutura, com foco em uma intervenção permanente.
Detalhamento técnico das intervenções
Os serviços de reforço estrutural contemplaram quatro pilares da ponte, com a instalação de anéis metálicos. Esses dispositivos atuam no confinamento do concreto, elevando sua resistência e capacidade de suporte.
O sistema foi complementado com travamentos por meio de barras protendidas, posteriormente envelopadas, proporcionando maior rigidez ao conjunto estrutural e melhor desempenho frente às solicitações de carga.
Quanto às manifestações patológicas, as fissuras identificadas foram tratadas com injeção de resina, técnica que promove a recomposição do concreto, além de vedar as trincas e impedir a infiltração de agentes agressivos, contribuindo para a mitigação de processos de corrosão das armaduras.
Ao todo, foram instalados 56 anéis nos quatro pilares, com o objetivo de garantir a durabilidade do reforço executado e manter níveis adequados de segurança aos usuários até a execução das intervenções definitivas. Trata-se, portanto, de uma solução emergencial de caráter paliativo, adotada para a estabilização da estrutura no curto prazo.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas