A Copasa e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram, nessa quarta-feira (25/3), o aditamento do contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mineira. O novo contrato assegura a continuidade dos investimentos, amplia compromissos operacionais e reforça o foco na qualidade dos serviços prestados à população.
Com vigência até 2073, o instrumento cria as condições necessárias para o planejamento de longo prazo, essencial para a execução de obras estruturantes e para a manutenção da sustentabilidade econômico-financeira do sistema, ao mesmo tempo em que preserva a modicidade tarifária e o benefício da tarifa social, bem como mantém mecanismos importantes de regulação pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de Minas Gerais (Arsae-MG) .
O município de Belo Horizonte é um dos poucos no país que apresentam indicadores de atendimento que superam as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. A capital conta com 100% de cobertura de rede de água e cerca de 95% de disponibilidade de rede de esgoto.
Ainda assim, o compromisso da Copasa vai além dos índices formais. De acordo com a presidente da companhia, Marília Carvalho de Melo, a universalização não se limita à infraestrutura instalada, mas à efetiva prestação de serviços com qualidade, regularidade e segurança.
“O objetivo é garantir que 100% da população tenha acesso à água tratada em quantidade adequada e aos serviços de coleta e tratamento de esgoto funcionando plenamente no dia a dia”, ressaltou.
Nesse contexto, o novo contrato consolida uma agenda contínua de melhorias operacionais, com foco na redução de intermitências no abastecimento, modernização das redes, ampliação da eficiência dos sistemas e avanço na qualidade do tratamento de esgoto. O modelo regulatório adotado também incentiva ganhos de eficiência, com compartilhamento desses benefícios com os usuários.
Outro destaque do acordo é o reforço dos investimentos em iniciativas ambientais estratégicas, como a revitalização da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais da cidade. A Copasa mantém um conjunto robusto de ações para a despoluição da bacia.
As novas obras em andamento permitirão o alcance de 100% de cobertura de redes na bacia da Pampulha, em Belo Horizonte e 99,5% em Contagem. Além das obras de ampliação e melhoria das redes de esgoto, a Copasa vem realizando um trabalho social junto à população inserida na bacia, promovendo a participação social e comunitária na melhoria da qualidade das condições de vida, uso adequado do sistema de esgotamento sanitário e, consequentemente, a corresponsabilidade na revitalização da bacia.
A companhia segue investindo e avançando para alcançar a totalidade das ligações necessárias, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade da água da lagoa e para a valorização ambiental e turística do espaço.
A assinatura do aditamento reafirma o compromisso institucional da Copasa com Belo Horizonte, baseado no diálogo com o município e na construção de soluções que priorizam o interesse público. Mais do que cumprir metas regulatórias, a companhia reforça seu propósito de entregar serviços cada vez melhores, contribuindo para a qualidade de vida, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da capital mineira.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas