A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) encerrou 2025 consolidando um ciclo de expansão e bons resultados. Com um investimento de R$ 314 milhões a Companhia registrou um lucro líquido de R$ 515 milhões, impulsionado pela expansão e modernização da rede de distribuição e pelo crescimento da base de clientes.
Expansão da rede
O Gasoduto Centro-Oeste foi o projeto destaque, sendo responsável por R$ 217 milhões do total dos investimentos. A iniciativa adicionou 107 quilômetros de gasodutos à infraestrutura da estatal mineira, permitindo que a rede de distribuição alcançasse a marca de 1.963 quilômetros de extensão total.
Atualmente, a Gasmig está presente em 56 municípios, em sete mesorregiões do estado. “Ao levar o gás canalizado a novos polos industriais e comerciais, estamos entregando uma infraestrutura que reduz os custos de energia e torna o setor produtivo mineiro mais competitivo. Cada nova conexão fortalece a nossa rede de distribuição e impulsiona o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais”, afirma Carlos Camargo de Colón, presidente da Gasmig.
Resultados
No acumulado do ano, a Companhia comercializou 1,03 bilhão de metros cúbicos de gás natural, volume que representa a resiliência tanto no mercado cativo quanto no mercado livre, totalizando um faturamento anual de R$ 3,09 bilhões.
O Ebitda do período foi de R$ 849 milhões e a margem Ebitda atingiu 31%, superando os 25% registrados em 2024, reforçando a solidez das estratégias operacionais da Gasmig.
A Companhia encerrou 2025 com 115.174 clientes ligados, sendo 109.931 em faturamento, o que representa um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior.
O segmento residencial ultrapassou a marca de 108 mil clientes, com crescimento de 5,7%. O volume distribuído para esse público alcançou 13,2 milhões de metros cúbicos, aumento de 9,5% em comparação a 2024. Já o segmento comercial e industrial de menor consumo também apresentou expansão, chegando a 1.568 clientes, com crescimento de 13,7% no período.
Transição para o Mercado Livre
Em 2025, a Companhia acompanhou a migração de parte dos consumidores industriais para o mercado livre, um cenário que reflete a maturidade do setor e abre novas oportunidades de atuação e inovação.
O mercado livre de gás natural amplia as possibilidades para clientes industriais negociarem diretamente com fornecedores, impulsionando competitividade e maior eficiência na gestão de custos energéticos.
Atenta a esse movimento, a Gasmig acompanha a evolução do setor e reforça seu papel estratégico, mantendo a distribuição de gás para esses clientes e investindo continuamente em eficiência operacional e no desenvolvimento de soluções que agreguem valor a diferentes perfis de consumo.
Novo regulador
Desde 1º de janeiro de 2026, a Gasmig passou a ser regulada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de Minas Gerais (Arsae-MG) , que ampliou sua atuação ao incorporar também a regulação e fiscalização dos serviços de distribuição de gás canalizado no estado.
Inovação e sustentabilidade
A inovação tecnológica foi um importante pilar em 2025, com a implementação de novas ferramentas para modernização dos serviços e aprimoramento da experiência do cliente. A digitalização de processos operacionais, incluindo a adoção de inteligência artificial para previsão de demanda e gestão de contratos, elevou a eficiência da Companhia. A atualização da plataforma do aplicativo ‘Gasmig Atende’ também aprimorou a comunicação e os serviços oferecidos aos consumidores.
Além disso, a Gasmig reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, segurança e responsabilidade social. A Companhia avançou na gestão da rede de gasodutos, investindo em treinamentos para equipes técnicas e expandindo as práticas de segurança do trabalho. No âmbito social, intensificou seu apoio a projetos culturais, esportivos e educacionais, reforçando sua atuação como agente de desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas