O Governo de Minas vai repassar R$ 23,1 milhões para obras de reparação da infraestrutura e abastecimento de núcleos habitacionais do Projeto Jaíba, maior iniciativa pública de irrigação em área contínua da América Latina, voltando à fruticultura. O vice-governador Mateus Simões anunciou a destinação dos recursos, nesta quinta-feira (19/3), no município de Jaíba, no Norte do estado.
Serão aplicados R$ 8,1 milhões em infraestrutura. É o caso da reparação do principal canal de irrigação do Projeto Jaíba, denominado CP3, responsável pela irrigação de 8,2 mil hectares.
A reparação do CP3, a um custo de mais de R$ 6,6 milhões, vai garantir a produtividade das áreas irrigadas, além da regularidade hídrica de canais secundários, que também atendem áreas agrícolas e o núcleo urbano, beneficiando o fornecimento de água para os cerca de 40 mil habitantes do município.
"Celebramos a assinatura e organização para início de obras, nos próximos meses, das redes de água e esgoto dos núcleos habitacionais e dos núcleos sociais", informou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Outros R$ 1,4 milhão serão investidos em obras de macrodrenagem, já em execução, em canais do Distrito de Irrigação II do projeto. Ao todo, são 14 quilômetros de intervenções que vão permitir o restabelecimento de cerca de 1,4 mil hectares comprometidos por alagamentos. Com a conclusão dos trabalhos, essas áreas voltarão a ser produtivas.
| ||||
"Visitar Jaíba e ver o Norte de Minas irrigado é motivo de orgulho. Nós precisamos da produção familiar, da produção irrigada, da produção de hortfruti para que Minas Gerais possa continuar prosperando", comemorou Mateus Simões. | ||||
| ||||
Propriedades, irrigação e abastecimento
Por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , o Governo de Minas também entregou 26 títulos de propriedade no Núcleo Habitacional 2 do Projeto Jaíba. A medida faz parte do Programa de Regularização Fundiária Rural e atende à necessidade de segurança jurídica de moradores e produtores, que viviam e produziam em terrenos sem ter o documento que comprovasse a propriedade.
A previsão é de que, em 2026, sejam entregues mais de 4 mil títulos em todo o estado, totalizando cerca de 18 mil documentos concedidos a produtores em Minas Gerais desde 2019.
O Estado também entregou cem kits de irrigação para agricultores familiares nesta quinta-feira. A ação faz parte do Irriga Minas, programa que tem o objetivo de fortalecer a produção agrícola, ampliar a segurança hídrica nas propriedades rurais e gerar mais renda para as famílias do campo.
Os kits são destinados, principalmente, a pequenos produtores e agricultores familiares, que encontram mais dificuldade para investir em tecnologias capazes de otimizar o uso da água e melhorar o manejo das lavouras.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, enfatizou o impacto para a região. “Tudo aqui gira em torno do agro, em torno desse projeto, e o nosso governo respeita e valoriza quem produz, valoriza os nossos produtores rurais. Sou encantado pelo Norte de Minas e pelo Jaíba”, disse. "Eu me identifico muito com a realidade da população, com o trabalho que fazem e admiro demais esse povo trabalhador. Aqui, nós temos um sol maravilhoso, nós temos gente trabalhadora e agora nós temos água”, acrescentou Thales Fernandes.
Já a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou a atualização do contrato de concessão com a Prefeitura de Jaíba, assumindo a operação do sistema de abastecimento das localidades de Mocambinho, NS2, NH1, Frente Três, NH2, NSJ, NS1 e NS4, com aporte de aproximadamente R$ 15 milhões. A obra vai garantir acesso à água potável a cerca de 20 mil moradores.
| ||||
"As comunidades vão receber água e esgoto tratado. Com isso, temos a garantia de que essas pessoas não vão mais tomar água barrenta, que o esgoto delas não vai mais para a fossa, mas que vai ser recolhido e tratado. Água e esgoto tratados aumentam a expectativa de vida em 15 anos. Isso é dignidade para as pessoas do Jaíba", afirmou Mateus Simões. | ||||
| ||||
Projeto Jaíba
Maior perímetro irrigado da América Latina e o segundo do mundo em área contínua, o Projeto Jaíba fica localizado nos municípios de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia, onde faz a captação das águas do Rio São Francisco.
A iniciativa transforma a região em um dos principais polos de fruticultura no estado, voltado para a exportação, englobando mais de 20 tipos diferentes de frutas, com destaque para banana, limão e manga. Além da fruticultura, o Projeto Jaíba também inclui o cultivo de olerícolas, feijão, feno e cana-de-açúcar.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas