O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vem consolidando um sistema de monitoramento contínuo das rodovias estaduais por meio de levantamentos periódicos das condições do pavimento e de pesquisas de tráfego. As informações coletadas são fundamentais para orientar o planejamento, a manutenção e a melhoria da infraestrutura rodoviária em todo o estado.
A primeira fase de levantamento foi realizada entre 2022 e 2023, quando foram coletados dados ao longo de aproximadamente 25 mil quilômetros de rodovias estaduais, abrangendo trechos pavimentados e não pavimentados. O trabalho também incluiu a contagem volumétrica classificada do tráfego em mais de mil postos distribuídos pela malha rodoviária de Minas.
A iniciativa representou um avanço na estruturação da política de gestão de ativos rodoviários do DER-MG, reunindo informações técnicas que subsidiam a definição de prioridades de investimento e manutenção. O levantamento também marca a retomada de um diagnóstico amplo sobre as condições de tráfego da malha rodoviária estadual.
A contagem volumétrica classificada de tráfego é um levantamento técnico que quantifica o número de veículos em um ponto da via, subdividindo-os por categorias (automóveis, ônibus, caminhões por eixos e outros) e por períodos de tempo. Esse tipo de informação é essencial para analisar a composição da frota, avaliar o fluxo de veículos, dimensionar pavimentos e planejar melhorias viárias baseadas na demanda real.

O último estudo com essa abrangência havia sido realizado em 2008, o que reforça a importância da nova campanha para atualizar dados das rodovias mineiras.
Entre as atividades realizadas estão a contagem de tráfego com classificação veicular, a realização de pesquisas de origem e destino e o levantamento das condições funcionais e estruturais do pavimento em toda malha estadual pavimentada.
Também são realizadas ações de fiscalização das atividades em campo, garantindo a qualidade e a confiabilidade das informações coletadas. O investimento total no programa supera R$ 22 milhões, aplicados ao longo de quatro anos.
A gerente de Gestão de Ativos Rodoviários do DER-MG, Bruna Beltrão Beleigoli, explica que o monitoramento contínuo da malha é essencial para fortalecer a gestão da infraestrutura rodoviária. "Esse trabalho contribui para tornar os investimentos em manutenção e melhorias cada vez mais estratégicos e eficientes".
"Os levantamentos de pavimento e de tráfego são ferramentas essenciais para que o DER-MG planeje ações com base em dados técnicos e atualizados. Ao monitorar continuamente as condições da malha rodoviária e o comportamento do fluxo de veículos, conseguimos identificar com mais precisão onde estão as maiores demandas e quais intervenções são mais necessárias", afirma Bruna Beltrão Beleigoli.
Nova etapa até 2028
Para dar continuidade aos ciclos de avaliação e criar uma base histórica de dados sobre a malha rodoviária estadual, o DER-MG iniciou, em 2025, uma nova etapa do programa de levantamentos, composta por dois ciclos de avaliação, com conclusão prevista para 2028. Esse novo ciclo representa o amadurecimento do modelo de gestão de ativos rodoviários da autarquia e traz avanços importantes na coleta e no tratamento das informações.
Entre as melhorias previstas estão o levantamento detalhado em cerca de 20 mil quilômetros de rodovias pavimentadas e o aumento da densidade dos pontos de coleta de dados do pavimento, que passam a ser registrados a cada 20 metros.
A nova etapa também prevê a realização de cem postos de pesquisa de origem e destino e a implantação de 500 postos de contagem volumétrica classificada de tráfego, ampliando, em aproximadamente, 50% o volume de informações disponíveis para análise.
Outro avanço é a modernização do processamento dos dados. As entregas passam a seguir um padrão digital, com validações automatizadas e armazenamento em nuvem. Todas as informações coletadas em campo são consolidadas em um sistema que integra dados de tráfego e condições do pavimento, permitindo a visualização por meio de mapas e indicadores de desempenho.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas