O Governo de Minas , por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) , celebrou nesta segunda-feira (16/3) o Dia Nacional do Ouvidor com um evento especial, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A programação marcou também o encerramento da Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral na Administração Pública Estadual, iniciada na última terça-feira (10/3).
O encontro reuniu servidores estaduais, gestores públicos e representantes de ouvidorias de diversas instituições para um dia de capacitações, incluindo palestras, painel de discussão e oficinas, com foco na troca de experiências e no compartilhamento de boas práticas.
Para a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, fortalecer a atuação das ouvidorias significa investir em diálogo, orientação e prevenção, passos fundamentais para a construção de ambientes de trabalho respeitosos e livres de assédio. "O evento de hoje promoveu discussões importantes e uma troca de experiências essencial para aprimorar nossa atuação, trazer inovações e atender cada vez melhor o cidadão mineiro, em todas as esferas", destacou.
Uma semana de orientação e conscientização
Ao longo da semana, com a parceria da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , a OGE/MG promoveu uma série de ações de conscientização voltadas aos servidores estaduais, como o "Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral: Somos a mudança, juntos por um ambiente de trabalho melhor", além de oficinas temáticas, realizadas de forma presencial e on-line.
A programação também incluiu uma Ouvidoria Móvel itinerante, que levou atendimento e orientação a servidores de diferentes órgãos do Estado, como a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) , o Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) , a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Fundação Hemominas .
O encerramento da semana coincidiu com a celebração do Dia Nacional do Ouvidor e destacou a importância da atuação das ouvidorias na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos.
Para celebrar quem escuta o cidadão
O Dia Nacional do Ouvidor foi instituído pela Lei nº 12.632/12 e reconhece a importância da atuação dos ouvidores na mediação entre a sociedade e instituições públicas e privadas. A data faz referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), criada em 16/3/1995, com o objetivo de fortalecer a atuação das ouvidorias no país e promover maior transparência, ética e eficiência na gestão pública e privada.

Sobre a OGE/MG
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao governador, responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, produzindo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão e o aperfeiçoamento da gestão pública.
Canais de atendimento:
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual “Bel”
Aplicativo MGApp (Android e iOS)
Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas