Um encontro realizado nessa quinta-feira (12/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reuniu representantes do Governo de Minas , da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Governo do Paraná para discutir possibilidades de cooperação, com especial enfoque na abordagem territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Organizado pela Secretaria de Estado de Casa Civil , o encontro reuniu representantes das secretarias de Planejamento e Gestão , Fazenda , Desenvolvimento Econômico , Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Educação , Saúde e Infraestrutura para debater oportunidades de cooperação técnica e institucional voltadas ao fortalecimento de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 das Nações Unidas.
A iniciativa integra um programa da OCDE que busca apoiar governos nacionais e subnacionais na incorporação das metas de desenvolvimento sustentável aos instrumentos de planejamento e gestão pública, promovendo maior eficiência na implementação de políticas públicas e na avaliação de resultados.
Representada por Stefano Marta, chefe da Unidade de Cidades Inteligentes e Sustentáveis da OCDE, a organização desenvolve suas atividades por meio de uma ampla rede de comitês técnicos dedicados à análise de políticas públicas e à formulação de recomendações que orientam reformas estruturais nos países parceiros.
Entre os principais temas de atuação estão a transformação digital e o uso responsável da inteligência artificial, a promoção de modelos produtivos sustentáveis e de economia circular, além do fortalecimento da integridade pública e de mecanismos de prevenção à corrupção.
O secretário de Estado de Casa Civil, Luiz Otávio Gonçalves, destacou que a agenda reforça o compromisso do estado com padrões internacionais de governança e planejamento.
“Minas Gerais tem buscado alinhar sua atuação às melhores práticas internacionais. O diálogo com a OCDE representa uma oportunidade importante para fortalecer a qualidade institucional do estado, aprimorar políticas públicas e ampliar a confiança de investidores e parceiros internacionais”, disse o secretário.
A superintendente central de Gestão e Captação de Recursos da Casa Civil, Lavínia Bortolotto, ressaltou o papel estratégico da secretaria na articulação de parcerias institucionais.
“A Casa Civil tem atuado fortemente na promoção de oportunidades de articulação entre órgãos estaduais e parceiros nacionais e internacionais. A atuação conjunta das áreas de parcerias e captação de recursos e relacionamento internacional, amplia as possibilidades de cooperação e contribui para viabilizar projetos estratégicos para o estado, especialmente aqueles relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”
Para o superintendente central de Relacionamento Nacional e Internacional da Casa Civil, Pedro Leão, a aproximação com a OCDE fortalece o posicionamento institucional do estado.
“É uma satisfação ver Minas Gerais participar de uma iniciativa conduzida por uma organização que reúne países reconhecidos pelas melhores práticas administrativas, de governança e de desenvolvimento econômico e social”.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas