Minas Gerais fechou o primeiro bimestre de 2026 com US$ 6,6 bilhões em exportações, um aumento de 5,9% frente ao registrado no mesmo período de 2025. Com o resultado, o estado foi o segundo maior exportador e responsável por 13% das vendas internacionais brasileiras.
De janeiro a fevereiro, as importações totalizaram US$ 2,9 bilhões, com o estado respondendo por 6,8% das aquisições internacionais do Brasil. Com isso, Minas alcançou o superávit de US$ 3,7 bilhões na balança comercial no período, aumentando em quase 12% frente ao ano passado (US$ 3,3 bilhões).
Com US$ 9,5 bilhões no total, o fluxo comercial do estado apresentou crescimento de 3,7% em comparação ao primeiro bimestre do ano passado, colocando Minas com o terceiro maior fluxo do país.
Ainda de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o ouro foi a mercadoria com maior crescimento nas vendas internacionais mineiras, com aumento de US$ 320,3 bilhões (82,7%) frente ao mesmo período de 2025, seguido de ferro-ligas (US$ 106,1 milhões ou 40,8%) e do ferro fundido bruto e ferro spiegel (US$ 46,5 milhões ou 36,8%).
"O crescimento nas nossas exportações e também do superávit da balança comercial destacam o potencial mineiro consolidado no comércio exterior. Por meio da ampliação de mercados e da valorização de produtos, esperamos alcançar resultados ainda mais positivos neste ano", afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) , Mila Corrêa da Costa.
Resultados de fevereiro
Minas somou US$ 3,3 bilhões em exportações em fevereiro, com crescimento de 7,8% frente ao mesmo mês de 2025, contribuindo em 12,6% para as vendas internacionais do Brasil.
No último mês, o saldo da balança comercial mineira fechou com superávit de US$ 1,9 bilhão, um aumento de 13,3% ante o mesmo período de 2025. Nas importações, o estado registrou US$ 1,4 bilhão, um aumento de 1,1% em relação a fevereiro do ano anterior.
Mercado suíço
Minas alcançou 147 países em fevereiro deste ano, dos quais a China foi o principal comprador de mercadorias mineiras (29,8%), seguida por Estados Unidos (8,2%); Alemanha (5,7%), Canadá (4,5%) e Suíça (4,3%). As exportações mineiras para a Suíça já subiram US$ 113 milhões no bimestre, em relação ao ano anterior.
Também no mês passado, as principais mercadorias exportadas pelo estado foram minérios de ferro e seus concentrados (25,9%), café (24,7%), ouro (10,3%), ferro-ligas (7,5%) e açúcares (2,7%).
Varginha liderou entre os principais municípios exportadores, com participação de 8,7% nas exportações mineiras. Araxá (8,1%), Paracatu (7,8%), Nova Lima (5,9%) e Ouro Preto (4,1%) vieram na sequência.
Municípios destaque nas importações
Extrema foi o principal município importador ao longo de fevereiro, responsável por 16,5% das aquisições internacionais mineiras, seguida por Betim (12,3%), Belo Horizonte (9,5%), Uberaba (5,9%) e Varginha (5,5%).
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas