Usuários do metrô que passaram pela Estação Vilarinho, na região Norte de Belo Horizonte, na noite dessa terça-feira (24/2), foram acolhidos por uma ação de atendimento presencial promovida pelo Governo de Minas , por meio da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) . A iniciativa integrou o programa Ouvidoria Móvel e teve como objetivo ampliar o acesso da população aos canais de escuta e participação social.
Durante a ação, equipes da OGE/MG distribuíram materiais informativos, esclareceram dúvidas e registraram manifestações dos cidadãos sobre os serviços públicos, especialmente relacionados à mobilidade urbana.
Para muitos usuários, o contato direto com a Ouvidoria foi uma experiência inédita. O engenheiro Samuel Costa destacou a importância da iniciativa. “Estou conhecendo a Ouvidoria agora, a partir dessa ação. É fundamental que o Estado escute a população para aprimorar os serviços. Ter esse canal mais próximo do usuário do metrô torna o atendimento público mais completo e eficiente”, avaliou.
A bacharel em Direito Alessandra Pinheiro também ressaltou o valor da escuta ativa. “Quando o governo se aproxima e ouve diretamente a população, todos ganham. Esse tipo de ação deveria acontecer com mais frequência”, afirmou, enquanto participava da pesquisa de opinião conduzida pela equipe da Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social da OGE/MG.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, reforçou como as Ouvidorias Móveis são estratégicas para o aprimoramento das políticas públicas. “Ir até onde o cidadão está nos permite compreender demandas reais, identificar o que funciona e o que precisa ser melhorado, além de fortalecer a relação de confiança entre Estado e sociedade”, destacou.
Ouvidoria Móvel percorre Minas Gerais
Em 2026, o programa Ouvidoria Móvel já realizou atendimentos em diversos locais do estado, como os municípios de São João da Ponte e Fruta de Leite, no Norte de Minas; o Presídio de Vespasiano; o Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte; além de ações no Terminal Rodoviário de BH, Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, durante o período pré-carnaval, e no Mutirão Cidadão do Aglomerado da Serra.
Nesta quarta (24/2) e quinta-feira (25/2), a equipe da OGE/MG realiza atendimento presencial no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, em razão do estado de calamidade pública decretado após fortes chuvas na região. Acompanhe a programação das ações pelo site .
Governo de perto, onde o cidadão está
O programa Ouvidoria Móvel é uma iniciativa da OGE/MG que busca garantir acolhimento, escuta qualificada e atendimento presencial ao cidadão mineiro. As ações ocorrem em locais estratégicos, como praças públicas, eventos com grande circulação de pessoas, utilizando o ônibus caracterizado, estandes fixos ou atendimento itinerante.
Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:
Bel, assistente virtual da OGE/MG - (31) 3915-2022 (Whatsapp)
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque – Saúde
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas