O governador Romeu Zema participou, na terça-feira (3/2), em Brasília, da recepção institucional de abertura do ano legislativo de 2026 da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FLPM), em razão da retomada dos trabalhos no Congresso Nacional.
O evento marcou o início de um novo ciclo de debates e proposições legislativas alinhadas aos princípios do livre mercado, com foco no fortalecimento da economia e no aprimoramento do ambiente de negócios.
Na oportunidade o chefe do Executivo mineiro elencou as séries de iniciativas implementadas em sua gestão em defesa do livre mercado no Estado e os resultados econômicos alcançados.
“Estou completando sete anos à frente do Governo de Minas Gerais e posso dizer que o livre mercado no estado resultou em mais desenvolvimento e mais oportunidades para os mineiros. Neste período, chegamos a marca de mais de um milhão de empregos formais criados e trouxemos várias empresas privadas que investiram R$500 bilhões em Minas”, disse o governador.
Frente Parlamentar pelo Livre Mercado
O grupo atua como um espaço estratégico de diálogo e articulação no legislativo, voltado à promoção de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento econômico, a liberdade de empreender, a inovação e a competitividade.
Minas Livre para Crescer
Em Minas Gerais, a atual gestão já atraiu R$ 530,6 bilhões em investimentos privados, desde 2019, distribuídos em mais de 1,2 mil projetos, com potencial de geração de 295 mil empregos diretos e 228 mil indiretos em 340 municípios.
No mesmo período, o Estado acumulou 1 milhão de vagas de emprego de carteira assinada criadas. O resultado é fruto de uma estratégia abrangente que combina modernização da máquina pública e atração de investimentos, o que resulta na abertura de postos de trabalho.
Apoio ao setor de transportes
Ainda na capital federal, o governador Romeu Zema se reuniu com o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, e a diretoria da instituição. Na pauta do encontro estava o desenvolvimento da infraestrutura viária de Minas Gerais e os desafios do setor transportador para os próximos anos.
Também participaram do da reunião os secretários de Estado de Infraestrutura, Transporte e Parcerias (Seinfra-MG) , Pedro Bruno, e de Comunicação Social (Secom) , Bernardo Santos.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas