Com foco no fortalecimento da participação cidadã, na ampliação da transparência e na qualificação das ouvidorias públicas, o Governo de Minas promoveu, nesta sexta-feira (30/1), em Formiga, no Centro-Oeste do estado, o 1º Encontro de Ouvidoria e Transparência.
A iniciativa, realizada por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) , reuniu representantes de diversos municípios mineiros em uma manhã dedicada à troca de experiências, formação técnica e debate sobre boas práticas no setor público.
Com a presença de ouvidores, controladores, gestores públicos, servidores e demais interessados, o evento contou com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Controladoria-Geral da União (CGU), integrando órgãos de controle e as administrações municipais.
A Voz dos Mineiros
O encontro integra as ações do programa A Voz dos Mineiros (AVM), iniciativa estratégica da OGE/MG voltada à implementação e ao fortalecimento das ouvidorias públicas municipais, que contribui diretamente para a melhoria da gestão, o fortalecimento da cidadania e o avanço da transparência pública em Minas Gerais.
| ||||
"O AVM tem o objetivo de ampliar o controle social, a participação das pessoas na vida pública, para que elas conheçam mais e registrem suas manifestações, colaborando para uma melhoria dos serviços públicos no município. E neste evento, tivemos a oportunidade de discutir vários temas em prol desta meta", declarou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira. | ||||
| ||||
Além dos debates institucionais, o evento ofereceu três cursos com abordagem prática, ministrados por ouvidores da OGE/MG: “Curso Básico de Ouvidoria Pública”, “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Proteção ao Denunciante”, e “O Papel das Ouvidorias Públicas na Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual”.
Novos encontros como este já estão previstos ao longo do ano e deverão percorrer outras regiões de Minas Gerais, ampliando o diálogo com os municípios e fortalecendo, de forma contínua, a participação social, a transparência e a integridade na gestão pública.
Sobre a OGE/MG
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo, vinculado diretamente ao governador, responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, produzindo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão e o aperfeiçoamento da gestão pública.
Canais de atendimento:
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual “Bel”
Aplicativo MG App (Android e iOS)
Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas