A Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) lançou o Programa Casa em Dia, iniciativa que permitirá a regularização de débitos habitacionais de mais de 15 mil famílias em todo o estado. O anúncio foi feito durante o 1º Encontro Estadual Cohab Mais Perto, realizado na Cidade Administrativa, no Auditório JK, que reuniu mais de 400 prefeitos e correspondentes municipais.
O programa entra em vigor a partir de fevereiro e possibilita a renegociação de dívidas de financiamento habitacional sem juros e multas, com pagamento facilitado, inclusive para contratos judicializados. A medida busca reduzir a inadimplência e garantir mais segurança e tranquilidade às famílias beneficiadas.
O evento, realizado nessa quarta-feira (28/1), contou com a presença do presidente da Cohab Minas, Márcio Bernardino; do secretário de Estado de Governo , Marcelo Aro; do subsecretário de Gestão Patrimonial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) , Eduardo Quintanilha; além de prefeitos, representantes municipais e demais autoridades. A solenidade contou ainda com apresentação musical da banda da Polícia Penal de Minas Gerais.
Durante o encontro, o presidente da Cohab Minas destacou a importância da descentralização dos serviços públicos como estratégia para ampliar o alcance das políticas habitacionais.
“O Casa em Dia representa o esforço contínuo da Cohab para regularizar os passivos das famílias. Por meio do Programa Cohab Mais Perto, chegamos aos municípios parceiros, que são a ponte entre a Companhia e a população. É nos municípios que a vida das pessoas acontece, e é ali que precisamos estar presentes”, afirmou Márcio Bernardino.
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, reforçou o papel do Estado na superação dos desafios habitacionais. “Não podemos admitir que, no século 21, ainda existam pessoas sem moradia adequada ou impossibilitadas de regularizar seus débitos. A Cohab tem papel fundamental nesse processo, e estamos trabalhando de forma integrada para enfrentar o déficit habitacional em Minas Gerais”, destacou.
Programa Casa em Dia
O Programa Casa em Dia elimina juros e multas das parcelas em atraso, permite o refinanciamento do saldo devedor e unifica os pagamentos em um único boleto mensal. As parcelas vencidas têm seus encargos excluídos, e o valor principal é incorporado ao saldo remanescente, redistribuído nas parcelas futuras. A medida simplifica o pagamento, facilita a regularização dos contratos e contribui para a redução da inadimplência.

Ampliação do Cohab Mais Perto
Durante o evento, oito prefeituras assinaram o Termo de Cooperação Técnica (TCT) para adesão ao Programa Cohab Mais Perto. Com as novas adesões, o programa passa a contar com cerca de 441 municípios parceiros e 698 correspondentes municipais, servidores das prefeituras responsáveis pelo atendimento direto aos mutuários.
O prefeito de Toledo, Zildo Alexandro, ressaltou a importância da parceria. “O Cohab Mais Perto facilita a vida das pessoas. Atendemos os mutuários diretamente na prefeitura, entendendo cada realidade e auxiliando na renegociação das dívidas”, afirmou.
Regularização fundiária
Além da habitação, a Cohab Minas vem se consolidando como referência na Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Até o momento, a companhia já entregou mais de 10 mil títulos em cerca de 160 municípios, com outros 30 mil em andamento em aproximadamente 200 cidades.
Segundo o subsecretário Eduardo Quintanilha, a atuação da Cohab amplia o alcance das políticas públicas urbanas no estado. “A capilaridade da companhia tem permitido diversificar as entregas e viabilizar milhares de títulos de propriedade nos municípios”, explicou.
Com o lançamento do Programa Casa em Dia, a Cohab Minas reforça seu compromisso com uma política habitacional mais eficiente, acessível e próxima da população, fortalecendo a parceria com os municípios e ampliando as oportunidades de regularização para os mutuários.
Premiações
O evento também marcou a premiação de boas práticas municipais, com reconhecimento aos correspondentes mais atuantes, ao correspondente mais antigo, ao mais querido da comunidade e aos municípios com a atualização cadastral em dia.
A programação do encontro incluiu, ainda, painel institucional, apresentação de programas e soluções operacionais, além de relatos de experiências territoriais no painel “Histórias que transformam” com o relato da atuação da Cohab no município de Itacarambi, em 2007, quando um terremoto afetou diversas casas, deixando famílias sem moradia.
Infraestrutura DER-MG vai concluir obra na MGC-383. entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas
Governo Montes Claros recebe Praça de Serviços do projeto Governo Presente
Infraestrutura Governo de Minas lança guias para estimular setor de transportes à descarbonização da logística e mobilidade estadual
Defesa Civil Governo de Minas intensifica ações de prevenção diante da possibilidade de atuação do El Niño no estado
Infraestrutura Conheça as ferramentas tecnológicas da Cemig para enfrentar possível Super El Niño
Infraestrutura Começam obras de duplicação da BR-365, no Triângulo Mineiro Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas