O governador Romeu Zema inaugurou, nesta segunda-feira (17/11), em Divinópolis, a Linha Tronco do Gasoduto Centro-Oeste, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) . O evento marcou a chegada do gás natural canalizado à região.
O projeto tem investimento total de mais de R$ 800 milhões, alçando o novo gasoduto à maior obra de infraestrutura da Gasmig da última década. Serão construídos, ao longo do projeto, 300 quilômetros de rede, o que representa 23% da atual malha de distribuição da companhia.
| ||||
"É um momento muito importante para região, já que o gasoduto vai trazer uma fonte de energia limpa e mais barata para que a população possa ter gás encanado em suas casas, trazendo mais conforto, e atração de novas indústrias e fortalecimento das empresas locais. Isso demonstra todo o nosso compromisso com a região Centro-oeste e toda Minas Gerais", destacou o governador Romeu Zema. | ||||
| ||||
Os 110 quilômetros da Linha Tronco, que liga Betim a Divinópolis, já estão finalizados. Com isso, oito novos municípios passam a estar diretamente conectados à rede de distribuição de gás natural: Betim, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.
Juntos, os oito municípios respondem por aproximadamente 10% do PIB industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais, o que reforça a relevância econômica e estratégica deste projeto.
| ||||
"Esta entrega reforça nosso compromisso em levar infraestrutura moderna, competitiva e sustentável para todas as regiões do estado. Em um local estratégico para nossa indústria, a chegada do gás natural ao Centro-Oeste vai ampliar a capacidade produtiva do estado, reduzindo custos e criando novas oportunidades de emprego e investimento", reiterou a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , Mila Costa. | ||||
| ||||
O potencial de consumo na região é estimado em até 240 mil metros cúbicos por dia de gás natural. Além da disponibilização do combustível, o projeto prevê a geração de mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.
“O Gasoduto Centro-Oeste representa um avanço significativo na infraestrutura energética de Minas Gerais. Ao trazer o gás natural canalizado, ampliamos as opções energéticas desta região, promovendo maior resiliência e flexibilidade para indústria e para a sociedade, além de gerar oportunidades de inovação, crescimento econômico sustentável”, ressaltou o Carlos Camargo de Colón, presidente da Gasmig.
Mais infraestrutura e competitividade para a economia mineira
O gás natural apresenta vantagens significativas: é uma fonte de energia menos poluente, contribuindo para a redução de emissões e proporcionando ganhos ambientais. Ele oferece fornecimento contínuo e seguro, sem necessidade de estocagem, e também garante maior praticidade e eficiência para consumidores residenciais, comerciais e industriais.
Assim, o gasoduto torna a região Centro-Oeste mais competitiva, amplia a eficiência das indústrias, favorece a atração de novos empreendimentos e a geração de empregos. Além do setor industrial, o comércio, as residências e os serviços locais também serão beneficiados, gerando novas oportunidades de negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
Além do foco na eficiência operacional, a Gasmig mantém o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a diversificação da matriz energética do estado, atuando como agente estratégico no desenvolvimento das regiões atendidas.
Atualmente, a Gasmig atende mais de 112 mil clientes, distribuídos entre os segmentos automotivo, industrial, residencial, comercial, cogeração e climatização, além da geração termelétrica e do mercado livre. A companhia atende 49 municípios em sete mesorregiões de Minas Gerais (Metropolitana de BH, Sul e Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Oeste e Vale do Mucuri).
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas