O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações conjuntas voltadas à melhoria da infraestrutura viária e à integração logística entre os estados.
A assinatura do acordo ocorreu durante o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e a 50º Reunião Anual de Pavimentação (RAPV), realizados no final de outubro, em Belo Horizonte.
A iniciativa busca fortalecer a conexão econômica e regional entre os dois estados, ampliando a eficiência no transporte de pessoas e mercadorias e impulsionando o desenvolvimento das regiões de divisa.
Recuperação da ponte Quinca Mariano
Em sua etapa inicial, o acordo contempla a recuperação e reabilitação da ponte Quinca Mariano, localizada sobre o Rio Paranaíba, que faz a conexão entre as rodovias MG-413 e a GO-139.
Com 1.153 metros de extensão, a estrutura faz a ligação entre municípios mineiros e goianos, deverá receber um investimento estimado de R$ 27,3 milhões, e o processo de contratação dos serviços está em fase de elaboração.
De acordo com o termo, a cooperação visa aperfeiçoar a conectividade rodoviária interestadual, racionalizar custos operacionais e promover uma integração regional estratégica, de interesse público e econômico. As ações previstas serão detalhadas em planos de trabalho específicos, que passarão a integrar o documento de cooperação.
Integração regional e novos investimentos
A parceria representa um avanço significativo na consolidação de uma rede de infraestrutura compartilhada entre Minas Gerais e Goiás. A iniciativa contribuirá para o escoamento eficiente da produção, o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a atração de novos investimentos para ambos os estados.
Além da recuperação da Ponte Quinca Mariano, o DER-MG já iniciou levantamentos técnicos para a elaboração do projeto de construção de uma nova travessia sobre o Rio Paranaíba, desta vez na MG-414, ligando o trecho Araguari – distrito de Amanhece ao município goiano de Anhanguera. A futura obra reforça o compromisso dos governos estaduais com a melhoria das condições de tráfego, o aumento da segurança viária e o fortalecimento do desenvolvimento regional.
Integração ao longo da fronteira
A área de divisa entre Minas Gerais e Goiás soma mais de 1,6 mil quilômetros. Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, a cooperação permitirá ações coordenadas e de grande impacto.
“Essa parceria é fundamental para fortalecer nossa integração regional. Vamos iniciar com a recuperação da Ponte Quinca Mariano, mas já temos planos de expandir essa cooperação. O cidadão goiano e mineiro é quem mais ganha com essa iniciativa”, afirma.
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, também destacou a importância do acordo. “Assinamos um protocolo de intenções que irá regulamentar as ações de interesse comum dos dois estados em relação à malha rodoviária nas regiões fronteiriças. De um lado, Corumbaíba; do outro, Araguari. Estamos unindo esforços para garantir mais segurança e desenvolvimento para nossas populações”, pontua.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas