A partir desta terça-feira (4/11), os consumidores poderão adquirir o gás natural por um preço ainda mais competitivo em Minas Gerais. Isso porque o Governo do Estado , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) , irá repassar mais uma redução nas tarifas do combustível.
No setor industrial, a tarifa será reduzida em 5,13%. Para cogeração, a queda corresponde a 5,44%, enquanto os segmentos de Gás Natural Comprimido (GNC) e Gás Natural Liquefeito (GNL) terão redução média de 6,57%. O Gás Natural Veicular (GNV) também terá seu preço reduzido em 4,38% para os postos de abastecimento. Todos os valores podem ser conferidos neste link .
Essa é a segunda redução consecutiva no ano e reflete a queda no custo de compra do insumo e a estratégia de aquisição do energético pela distribuidora. Entre janeiro e novembro, as tarifas registraram reduções significativas em todos os segmentos atendidos pela Gasmig. As quedas acumuladas foram de 10,75% para o GNV, 13,82% para o GNC e GNL, 10,99% para o setor de cogeração e 10,19% para o segmento industrial.
Além disso, as tarifas para os setores residencial e comercial permanecem inalteradas, com valores congelados até fevereiro de 2026, o que assegura estabilidade de preços para os consumidores mineiros.
“Continuamos com a aplicação de preços mais acessíveis para o consumidor final obter um combustível menos poluente e mais barato. O novo reajuste só reforça que Minas é um ambiente ideal para as empresas que buscam diversificação e novas oportunidades no mercado", afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Para o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, os resultados reforçam o compromisso da companhia em repassar aos clientes a diminuição dos custos de aquisição do energético, garantindo maior competitividade e sustentabilidade para o mercado mineiro.
“Trabalhamos continuamente para assegurar que nossos clientes tenham acesso a condições mais favoráveis, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia regional e para a manutenção de milhares de empregos no estado”, ressalta o presidente.
Transparência
Os reajustes tarifários, bem como as notas técnicas e a lista de agentes autorizados a comercializar o gás estão disponíveis no site da Sede-MG . Os usuários podem conferir as principais informações sobre variação de custo, margem e tarifas estabelecidas, além da metodologia para o cálculo por faixas de volume. Ainda, é possível simular o valor a ser pago, sem impostos e conforme o consumo.
Cumpre ressaltar também que, no caso do GNV, os valores para o consumidor final poderão ser diferentes do percentual homologado pela Sede-MG, uma vez que os postos de abastecimento têm autonomia para repassar a redução de forma integral ou parcial aos seus clientes.
Sobre a Gasmig
A Gasmig é distribuidora de gás canalizado e atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, automotivo, cogeração/climatização e termelétrico, com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.
Atualmente, são atendidos 49 municípios em sete mesorregiões do estado (Metropolitana de BH, Sul e Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Oeste e Vale do Mucuri).
Governo Controladoria-Geral do Estado publica edital do 6º Prêmio Destaques do Controle
Gestão Governo de Minas completa 60 UAIs no estado com inauguração de unidade em Camanducaia
Gestão Fundação João Pinheiro publica novo edital para programa de assessoramento técnico gratuito a municípios mineiros
Desenvolviment... Minas lança o primeiro Sistema Regional de Inovação
Trabalho Governo de Minas promove Feirão de Empregos e Mutirão Cidadão na próxima terça-feira (18/11)
Trabalho Postos do Sine em Minas disponibilizam mais de 23 mil oportunidades de trabalho Mín. 16° Máx. 19°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuva