O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lidera nova missão internacional à Europa. Nos próximos 15 dias, a comitiva do Governo do Estado vai percorrer Bélgica, França e Itália para atrair investimentos, buscar oportunidades de cooperação, consolidar relações bilaterais e conhecer novas estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Acompanham o governador a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico , Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto da Casa Civil , Frederico Papatella, o presidente da Invest Minas , Rodrigo Tavares, e o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette.
A agenda começa nesta segunda-feira (13/10), na Bélgica, décimo principal destino das exportações mineiras, onde a comitiva passa pela capital Bruxelas e pela Antuérpia, onde participa de reuniões com grupos empresariais e conhece instalações na área de comércio exterior, entre elas o porto da Antuérpia.
Entre as agendas na França, os representantes do Estado conhecem a bacia minerária de Nord-Pas-de-Calais, que já foi a principal do país, e hoje é um exemplo de transformação pós-mineração por suas estratégicas de desenvolvimento econômico.
O governador e sua comitiva também se reúnem com representantes da Vinci, líder global em concessões, soluções energéticas e construção. A Vinci Highways, uma das divisões do grupo, assumiu as operações da Rota dos Cristais, trecho da BR-040 que liga Minas Gerais a Goiás.
Neste ano, a França aumentou as compras internacionais de Minas Gerais no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Já na Itália, os representantes do Governo de Minas passam por Veneza, Roma e Milão, onde discutem parcerias estratégicas, participam de encontros empresariais e ações para ampliar a presença internacional do estado.
Esta será a segunda passagem do governador pelo país. A primeira foi durante missão internacional em 2023, onde ele estreitou lações com o país, atraindo novos investimentos, além da cooperação com o consulado em Belo Horizonte. Desde 2019, Minas é o estado brasileiro que mais exporta para a Itália.
Missões em 2025
Esta será a terceira missão internacional conduzida pelo Executivo mineiro neste ano. Em maio, o chefe do Executivo mineiro e outros representantes do Estado estiveram em El Salvador, na América Central, para conhecer as estratégias de segurança pública do país e avaliar possibilidades de intercâmbio de conhecimento.
Já em junho, o governador Romeu Zema seguiu para a Ásia, onde o estado garantiu a atração de mais de R$ 300 milhões em investimentos durante a passagem pela China e Japão, além de reforçar o protagonismo mineiro na geração de energia limpa, tecnologia e também na cooperação em defesa civil.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas