O governador Romeu Zema empossou, nesta quarta-feira (8/10), Marcela Ferreira Dias como nova controladora-geral do Estado. A cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa.
Primeira auditora interna de carreira a assumir o comando da Controladoria-Geral do Estado (CGE) , Marcela Ferreira Dias integra o quadro de efetivos da CGE desde 2013.
Com vasta experiência em auditoria governamental, correição administrativa e governança, atuou em pastas estratégicas do Governo de Minas , como a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) .
“Depois de 20 anos, uma mulher volta a assumir a controladoria. Marcela foi escolhida pelo histórico, já solucionou uma série de problemas que muitos consideravam impossíveis. Ela também tem uma energia de estar presente nos lugares e não ficar dentro de um gabinete. Tenho certeza que o Estado vai ganhar muito com ela”, afirmou Romeu Zema.
Ela substitui Rodrigo Fontenelle, que esteve à frente da CGE entre janeiro de 2019 e setembro de 2025. A nova controladora-geral dará continuidade aos trabalhos e boas práticas de gestão que consolidaram Minas Gerais como referência nacional em auditoria, transparência e integridade pública.
Marcela reforçou a importância da valorização e do fortalecimento da carreira. “Hoje o sistema de controle interno do Estado de Minas é robusto e amplamente reconhecido nos cenários nacional e internacional. Cada um desses bons resultados alcançados ao longo dos últimos anos nas áreas de auditoria governamental, transparência e integridade só foram possíveis graças aos esforços e trabalho dos auditores internos da CGE”, pontuou.
Marcela Ferreira Dias também falou sobre a necessidade de se trabalhar em parceria com os gestores para que a CGE possa cumprir seu propósito de agregar valor à administração, garantindo a eficiência dos serviços e políticas públicas.
A controladora-geral finalizou seu discurso comentando sobre a participação feminina no Governo de Minas. “É preciso reforçar que nós mulheres somos capazes de tudo. Em Minas somos a maioria nos cargos de gestão e isso é muito representativo, pois temos ocupado nosso espeço”, declarou.
Trajetória
Marcela Oliveira Ferreira Dias é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Auditoria em Organizações Públicas, além de possuir certificação em liderança pelo programaLean Seis Sigma Yellow Belt.
Na área da Educação, liderou auditorias e consultorias de grande impacto, como a que gerou economia superior a R$ 67 milhões na aquisição de mobiliário escolar. Coordenou a implantação do Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Escolas Estaduais, iniciativa pioneira que assegurou a apuração mais célere e efetiva do ilícito. Também conduziu a avaliação do programa Trilhas de Futuro , ampliando a efetividade e a transparência do projeto.
Na área da Saúde, como controladora Seccional da Fhemig, coordenou auditorias do processo de descentralização da gestão dos hospitais do Estado de Minas Gerais.
Liderou, ainda, o Projeto Prescrição Zero, que redesenhou fluxos correicionais, reduziu riscos de prescrição processual e diminuiu o prazo médio de instrução dos processos disciplinares de 40 meses para apenas seis meses.
Legado
A CGE foi a primeira controladoria do país a receber a certificação nível 3 do IA-CM, reconhecimento internacional de auditoria interna. Minas também ocupa o melhor nível de transparência nas principais avaliações do setor.
O Estado recebeu o Selo Diamante de qualidade em Transparência nos anos de 2023 e 2024, classificação máxima concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Minas também ocupa o primeiro lugar na Escala Brasil Transparente, ranking organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e o terceiro lugar no Índice de Transparência e Governança Pública, avaliação realizada pela Transparência Internacional Brasil.
Governo Controladoria-Geral do Estado publica edital do 6º Prêmio Destaques do Controle
Gestão Governo de Minas completa 60 UAIs no estado com inauguração de unidade em Camanducaia
Gestão Fundação João Pinheiro publica novo edital para programa de assessoramento técnico gratuito a municípios mineiros
Desenvolviment... Minas lança o primeiro Sistema Regional de Inovação
Trabalho Governo de Minas promove Feirão de Empregos e Mutirão Cidadão na próxima terça-feira (18/11)
Trabalho Postos do Sine em Minas disponibilizam mais de 23 mil oportunidades de trabalho Mín. 16° Máx. 19°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuva