O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi reconhecido nacionalmente em Brasília (DF), ao receber o Prêmio Zilda Arns 2025, concedido pela Câmara dos Deputados. A condecoração homenageia iniciativas que se destacam na defesa dos direitos da pessoa idosa em todo o Brasil.
O Projeto Social Bombeiro Sênior, desenvolvido pela corporação, foi um dos cinco agraciados na solenidade realizada no Salão Nobre da Câmara em 1/10. A iniciativa promove a valorização da experiência da pessoa idosa, fortalecendo sua participação social por meio de atividades de integração, prevenção e qualidade de vida, sempre alinhadas à missão de proteger e salvar vidas.
O prêmio, que leva o nome da médica sanitarista e humanitária Zilda Arns Neumann (1934 – 2010), reconhece anualmente até cinco pessoas ou instituições indicadas por parlamentares e aprovadas por conselho deliberativo. A homenagem reforça a importância do trabalho realizado em prol da dignidade, do respeito e da defesa dos direitos da população idosa.
Além do CBMMG, também receberam menção honrosa o Retiro dos Artistas (RJ), a Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos – Hospital São Julião (MS), o Centro Social Imaculado Coração de Maria – Abrigo dos Idosos José Lima (RJ) e Sonia Ferreira Martins (RJ).
Projeto de reinserção
Atualmente, o projeto Bombeiros Sênior é desenvolvido em algumas unidades do Corpo de Bombeiros, sendo o 6º, 10º e 11º Batalhões de Bombeiros Militar, nas cidades de Governador Valadares, Pará de Minas, Divinópolis, São Gonçalo do Rio Abaixo e Ipatinga, unidades de referência da atividade, contemplando mais de 200 idosos.
"Ao implementar o projeto em de Pará de Minas, achei que estaríamos contribuindo com o crescimento cultural, social e espiritual dos idosos. Me surpreendi quando percebi que o projeto culminou num crescimento semelhante na equipe organizadora, demonstrando ser uma ação de via dupla. Os Bombeiro Sêniors melhoraram muito o clima institucional do quartel e são verdadeiros amigos e exemplos pra nós", comentou o capitão Thiago Antônio de Figueiredo Boaventura.
O Bombeiro Sênior foi criado em abril de 2006. Divinópolis é a cidade pioneira no projeto, que é focado no atendimento de pessoas idosas, acima de 60 anos, com algumas exceções em casos especiais. Suas ações são voltadas para inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde e autoestima do público-alvo, buscando promover o bem-estar psicológico, emocional, social e corporal.
O projeto oferece atividades físicas, com indicação médica, com objetivo de oferecer oportunidade de reinclusão social, resgate da autoestima e valorização da pessoa idosa, redução do número de distúrbios psicológicos e suas doenças correlatas, tais como depressão, insônia, angústia, síndrome do pânico etc.
Além disso, os participantes recebem orientações sobre prevenção de acidentes, primeiros socorros, saúde preventiva e segurança, prevenção e combate a incêndio, palestras com profissionais de diversas áreas como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, advogados, dentre outros.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo