O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , inaugurou, nesta segunda-feira (6/10), o novo Centro Mineiro de Esportes Urbanos, no bairro São Bernardo, em Belo Horizonte.
O governador Romeu Zema conheceu o espaço de 2 mil metros quadrados que funcionará como centro de treinamento do programa Minas Urbano. O local conta com quadra oficial de basquete 3x3, áreas específicas para breakdance e escalada, vestiários, arquibancadas, além de instalações modernas e pensadas para atender às necessidades de crianças e jovens. Até o fim de 2026, serão investidos quase R$ 3 milhões na criação e manutenção do CT.
| ||||
"Muito feliz por estar aqui. Isso mostra que o esporte em Minas Gerais é valorizado. Com este centro, os jovens terão facilidade de acesso para praticar a modalidade que escolher. O importante é que, através do esporte, o jovem vai ter mais disciplina e, com treinamento, dedicação e esforço, o resultado naturalmente aparece", afirmou Romeu Zema. | ||||
| ||||
As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, com programas técnicos ministrados por profissionais especializados. O projeto tem capacidade para atender anualmente, de forma gratuita, 800 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos e regularmente matriculadas em escolas públicas ou privadas, totalizando 1,6 mil vagas até 2026.
A expectativa é impactar aproximadamente 2 mil pessoas, entre jovens praticantes e pessoas da comunidade, incluindo familiares e participantes de oficinas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link .
| ||||
"Este espaço é totalmente dedicado aos jovens. O espaço é deles e será muito bem utilizado. O Minas Urbano é essencial para o centro, pois vai levar desenvolvimento e novas perspectivas para milhares de jovens. Tenho certeza que todos que participarem do nosso programa vão conseguir ter mais oportunidades ao longo do caminho", destacou a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto. | ||||
| ||||
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o novo Centro Mineiro de Esportes Urbanos reafirma o compromisso da Sedese em promover o esporte como ferramenta de inclusão.
| ||||
"A Sedese acredita no esporte como um poderoso instrumento de transformação social. Um espaço como este representa uma oportunidade para que nossas crianças e jovens encontrem no esporte um caminho de desenvolvimento, de superação e de pertencimento. Os esportes urbanos têm um papel fundamental nesse processo, porque aproximam as pessoas, valorizam a cultura local e criam pontes entre diferentes realidades", destacou Alê Portela. | ||||
| ||||
Minas Urbano
O Minas Urbano é fruto de um convênio entre a Codemge e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com participação da subsecretaria de Esportes da Sedese.
A iniciativa, voltada para a promoção e o fortalecimento dos esportes urbanos no estado, busca não apenas ampliar o acesso à prática esportiva, mas também fomentar a inclusão social, o desenvolvimento socioeconômico e a transformação cultural.
O programa se apoia no potencial dos esportes urbanos como ferramenta estratégica para impulsionar o turismo, movimentar o comércio local, gerar renda e fortalecer a integração comunitária. Além disso, está alinhado às diretrizes do ciclo olímpico, contribuindo para a revelação e formação de talentos com projeção nacional e internacional.
Com um investimento total em torno de R$ 20 milhões, o Minas Urbano conta com uma estrutura itinerante que já se caracteriza hoje como o maior programa de esportes urbanos no país. Entre as atividades, estão o basquete 3x3 e 1x1, escalada, breaking, BMX, skate e futebol de rua.
O projeto vai desenvolver ações para transformação esportiva e cultural em até 48 municípios mineiros. Até o momento, dez cidades de diversas regiões do estado já receberam o Minas Urbano, beneficiando mais de 31 mil pessoas e promovendo a reforma de dez espaços esportivos que ficaram como legado nas cidades em que o projeto passou.
Por fim, a iniciativa também já realizou dois eventos de grande abrangência nacional no basquete 3x3, além de sediar a etapa estadual dos jogos escolares do estado (Jemg) na modalidade.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo