O Dia Nacional do Trânsito (25/9) ganhou um reforço especial em Minas Gerais: a participação da Ouvidoria Móvel da Ouvidora-Geral do Estado (OGE/MG) em atividades educativas promovidas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG) , em Belo Horizonte. Na Praça da Liberdade, na quinta-feira (25/9), além de panfletagens e entrega de cartilhas para motociclistas e entregadores de aplicativo, o evento contou com a assinatura de declaração de apoio a um protocolo de intenções entre o Governo de Minas e a empresa iFood.
A presença da OGE-MG significou a oportunidade de ouvir de perto as demandas da população, fossem reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, que puderam ser registrados presencialmente, fortalecendo a participação cidadã e aproximando o Estado dos cidadãos.
“Desde 2023 somos parceiros da CET/MG na ações de conscientização sobre o trânsito, seja no Maio Amarelo ou na Semana Nacional do Trânsito. Estar junto nessas ações é fundamental, porque nos permite compreender de perto as necessidades do cidadão e dar visibilidade a uma pauta que impacta a vida de todos: a segurança no trânsito. O que importa para o cidadão, importa para a Ouvidoria”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Semana de mobilização
As atividades da OGE/MG na Semana Nacional do Trânsito começaram na segunda-feira (22/9), no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, com foco na conscientização sobre o uso do cinto de segurança em veículos de aplicativo, táxis e ônibus de viagem. No mesmo dia, à tarde, a Ouvidoria Móvel esteve no Centro de Convivência da Cidade Administrativa, em ação conjunta com a CET/MG.
O encerramento, na Praça da Liberdade, teve como foco ressaltar a importância da prevenção e da informação para salvar vidas no trânsito. Durante toda a semana, a Ouvidoria-Geral do Estado mostrou, mais uma vez, que a escuta ativa é peça-chave para fortalecer a cidadania e promover melhorias nos serviços públicos.
Em todas as ações a Ouvidoria-Geral do Estado registrou manifestações, esclareceu dúvidas da população e divulgou os canais de atendimento para os cidadãos.
Sobre a OGE/MG
A OGE/MG é um órgão autônomo, que auxilia na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, além de atuar como instância de participação e controle social. É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.
Recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo