Promover o encontro entre diferentes públicos, artistas e territórios culturais de Minas Gerais é a proposta central do “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio”, programa desenvolvido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) e ampliado em 2025.
A iniciativa estabelece um verdadeiro intercâmbio cultural: de um lado, leva a programação do Palácio das Artes e do Circuito Liberdade para cidades do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); de outro, abre espaço para que produções e artistas locais ocupem os equipamentos culturais da capital.
Com esse movimento de mão dupla, o projeto amplia o acesso a concertos, mostras de cinema, apresentações de dança, exposições, cursos e oficinas, fomentando tanto a fruição artística quanto a formação de público e a capacitação de profissionais da cultura.
A integração dos corpos artísticos da FCS, a Cia. de Dança Palácio das Artes , o Coral Lírico de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais , às comunidades locais reforça o caráter educativo e colaborativo da iniciativa.
Com ações que unem difusão, formação e troca de saberes, o “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio” reafirma a missão da Fundação Clóvis Salgado de aproximar a arte de todos os mineiros e consolidar um diálogo cultural em rede em Minas Gerais. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, o programa representa um marco para a política cultural do estado.
| ||||
"O 'Palácio na Cidade e Cidades no Palácio' faz parte do esforço da instituição de democratizar o acesso à arte, levando destaques da programação para outras localidades e trazendo artistas e produções para Belo Horizonte, de forma que temos uma política de mão dupla", pontua Reis. | ||||
| ||||
Ele ressalta dentre as ações do projeto, a realização das mostras Estruturas do Medo’ – Giallo e Slasher e Cidade Imaginária – Fundação Clóvis Salgado, respectivamente, em Nova Lima e Caxambu, além da estreia da ópera Devoção, em Congonhas, e apresentações de músicos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) em Mariana.
“Nosso desejo é continuar levando a diversidade de nossas produções aos quatro cantos desse estado, que também é tão diverso e tem tanto a oferecer à Fundação Clóvis Salgado e ao Circuito Liberdade”, completa Reis.
A itinerância já contemplou municípios como Nova Lima, Congonhas, Caxambu, Mariana e Montes Claros. Nos últimos meses de 2025, a exposição em homenagem à artista visual Yara Tupynambá chega a cidades do Alto Paranaíba, como São Gotardo e Rio Paranaíba.
Em São Gotardo, a chegada do projeto despertou entusiasmo e reconhecimento por parte da gestão cultural local.
“Essa parceria é um marco para nossa cidade. Através do programa Palácio na Cidade, e de um termo de colaboração feito entre a Fundação Clóvis Salgado e o município de São Gotardo, nossa população pode receber obras de grandes artistas mineiros, como Yara Tupynambá. E isso vai além: aproxima nossa cultura das artes visuais e nos permite nos reconhecer através dela”, destaca Joyce Rodrigues, secretária de Cultura e Turismo de São Gotardo.
Turismo Governo de Minas amplia região do Queijo Minas Artesanal do Serro com inclusão de Congonhas do Norte
Turismo Natal da Mineiridade 2025 traz inovações tecnológicas e pela primeira vez celebra ceia solidária no Palácio da Liberdade
Turismo Turismo mineiro ganha força em Gramado com novas rotas do Norte do estado
Turismo Minas Gerais apresenta ao mundo sua potência turística na Festuris 2025
Turismo Serra da Canastra realiza 1º Concurso de Queijo Autoral para celebrar criatividade e tradição
Turismo Minas Gerais é eleito um dos melhores destinos do mundo para 2026 pela Condé Nast Traveler Mín. 16° Máx. 19°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuva