Sexta, 26 de Junho de 2026
35 999513636
Geral Social

Programa Reciclando Dignidade já beneficia 360 catadores em Minas

Desde o lançamento, já foram pagos mais de R$ 140 mil em inclusão previdenciária dos catadores

16/09/2025 18h15
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Servas / Divulgação
Servas / Divulgação

O Programa Reciclando Dignidade já mostra resultados concretos. Em pouco tempo, são 36 entidades ativas e 360 pessoas beneficiadas, números que refletem o impacto dessa iniciativa que une cuidado ambiental e transformação social.

O programa garante a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis, trabalhadores essenciais para a gestão correta dos resíduos e para a preservação dos recursos naturais. Com o início do pagamento das contribuições em julho, cada catador passou a ter a tranquilidade de saber que seu futuro previdenciário está protegido.

Esse avanço é fruto da parceria entre o Servas , a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A meta é alcançar 90 associações e cooperativas que integram o Programa Bolsa Reciclagem, beneficiando cerca de 1.475 catadores em todo o estado.

José Weber Pereira - Servas / Divulgação
José Weber Pereira - Servas / Divulgação

“O Reciclando Dignidade permite a inclusão previdenciária dos catadores, tornando-os parte do complexo sistema de Seguridade Social previsto na Constituição Federal, na Lei nº 8.213/91 e no Decreto nº 3.048/99. Os catadores, uma vez cumpridos os requisitos legais, poderão buscar os seus direitos junto à Previdência Social”, explica a vice-presidente do Servas, Dinorá Carla Fernandes.

Um exemplo vem da Cooperativa Aguape, em Manhumirim, presidida por José Weber Pereira. Lá, 21 catadores foram incluídos e puderam sentir, na prática, os benefícios do programa.

“Um dos grandes diferenciais que o programa trouxe para nós foi o aumento da renda. Decidimos que, com o reembolso do valor do INSS, repassamos integralmente esses valores aos cooperados, além de manter a contribuição previdenciária que já fazíamos. Isso trouxe mais segurança para o futuro e também mais dignidade para o presente. Hoje, nossos catadores se sentem valorizados e protegidos”, avalia.

Além da segurança previdenciária, o Reciclando Dignidade promove capacitações e ações educativas em saúde, segurança no trabalho, educação previdenciária e acesso a benefícios sociais. Essas iniciativas fortalecem a autonomia dos catadores, ampliam sua proteção social e consolidam seu protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Desde o início do programa, já foram pagos R$ 141.572,19 em inclusão previdenciária dos catadores. “Cada entidade que se soma e cada trabalhador beneficiado é a prova de que estamos no caminho certo para um futuro mais humano e sustentável em Minas Gerais”, conclui a presidente do Servas, Christiana Renault.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 19h01
17°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 30°

17° Sensação
1.52 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (2.38mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)

Mín. 14° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Domingo (28/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias