O governador Romeu Zema participou do lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2025, nesta quinta-feira (11/9), em Pará de Minas. O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , apresentou a delegação mineira que participará das competições, em outubro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
"Nunca o esporte teve tanta atenção, tanta verba disponível, e o êxito dos Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) aqui é um exemplo. E, agora, teremos os JEBs, em Uberlândia, com a participação de todos os estados do Brasil, mais de 9 mil pessoas para participar desse grande evento", destacou o governador de Minas.
| ||||
"Quando falamos em esporte, temos que deixar muito claro que estamos falando em saúde, em jovens mais disciplinados, mais comprometidos, que sabem que esse é o caminho não só do esporte, como também para a vida profissional. Toda a sociedade sai ganhando", frisou Romeu Zema. | ||||
| ||||
Jogos Escolares Brasileiros
Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os JEBs vão reunir jovens atletas entre 12 e 14 anos, entre os dias 5 e 28/10. Os jogos nacionais voltam a Minas Gerais após quase duas décadas, depois da realização do torneio em Poços de Caldas, em 2006.
A competição também funciona como vitrine de talentos, ao definir os representantes do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, principal evento internacional da categoria sub-14, tornando-se uma das principais portas de entrada para o esporte de alto rendimento no Brasil.
A equipe que vai representar Minas nos JEBs será composta por 306 estudantes-atletas, de 63 municípios, acompanhados por 50 professores/técnicos e 14 dirigentes, totalizando 370 integrantes. Eles disputarão 18 modalidades: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez.
O evento de lançamento dos JEBs ocorreu simultaneamente em Uberlândia, sede dos jogos, e em Pará de Minas, que sediou a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em agosto.
| ||||
"Tenho certeza que Uberlândia vai receber muito bem esses milhares de atletas de todo o Brasil. A cidade mineira mostrará ao país como podemos acolher bem esses jovens atletas. Desejo sucesso a Uberlândia e farei de tudo para estar presente nos JEBs, que contam com todo o apoio do Governo de Minas", pontuou o chefe do Executivo de Minas. | ||||
| ||||
Em 2025, os Jemg atingiram a marca histórica de 100% de adesão dos 853 municípios mineiros, mobilizando mais de 50 mil estudantes-atletas. Os jogos estaduais tiveram investimento estadual de mais de R$ 25 milhões, contemplando 32 modalidades, sendo 18 olímpicas e 14 paralímpicas, reforçando o compromisso com a inclusão esportiva.
| ||||
"Temos trabalhado com dedicação para que o esporte seja cada vez mais um instrumento de transformação social. O esporte ensina valores, forma pessoas, abre caminhos para novos talentos e, acima de tudo, oferece as bases para prosperidade e realização pessoal à nossa juventude", analisou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela. | ||||
| ||||
Campeões preparados
Natural de Pará de Minas, o jovem Bryan Lee, de 14 anos, medalhista de ouro no Jemg no Wrestling, relatou a espera pela disputa dos JEBs. "A expectativa é dar meu melhor, com lutas bonitas, e levar o ouro para casa. Eu estou aqui para treinar, lutar e dar meu máximo”, destacou.
Foi na escola que Beatrice Terenzi, de 13 anos, descobriu o amor pelo futsal. A jovem de Belo Horizonte contou como o esporte a ajudou também durante os estudos. "O esporte abre a mente para muita coisa, e, para mim, foi algo muito bom, inclusive na escola. As minhas notas estão indo muito bem e o esporte me ajuda nisso, relaxando também", destacou.
Reconhecimento acadêmico
Durante o evento de lançamento dos JEBs 2025, o governador Romeu Zema também entregou o certificado Alfabetização Nota 10 a cinco municípios que atingiram suas metas de alfabetização, a partir do Indicador Criança Alfabetizada: Pará de Minas, Lagoa da Prata, Sete Lagoas, Uberlândia e Vazante.
Quatro estudantes da rede estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da região também receberam passaportes simbólicos, representando a participação deles na segunda edição do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, pelo qual o Governo de Minas oferece bolsas de intercâmbio internacional para os alunos, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) .
Esses passaportes foram entregues aos estudantes Enzo Manuel Fernandes Fagundes, da Escola Estadual Manoel Batista, em Pará de Minas; Bianca Nunes da Silva, da Escola Estadual Deputado Renato Azevedo, em Contagem; Maria Eduarda de Melo Giani e Kayke Jeferson de Oliveira Rocha, ambos da Escola Estadual Papa João Paulo I, de Betim.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo