O Governo de Minas vai apresentar, nesta terça-feira (9/9), à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um substitutivo ao projeto de lei de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A nova versão do PL assegura que o recurso obtido com a venda da empresa seja revertido para o pagamento da dívida de Minas com a União acordada pelo Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
O anúncio foi feito pelo vice-governador de Minas, Mateus Simões, durante entrevista coletiva após a 11ª reunião de acompanhamento do Comitê Gestor do Propag (CGPropag).
“No final do ano passado, tínhamos apresentado um projeto pedindo simplesmente autorização para a venda da Companhia, um projeto de privatização. Com o ajuste que será enviado hoje (terça), o projeto será de privatização com reversão dos valores para o Propag, de forma que fique claro para os deputados que, se eles aprovarem a privatização como nós estamos propondo, todos os valores tenham de ser revertidos para a liquidação do valor da dívida ou para pagamento daquelas obrigações que nós vamos ter que passar a cumprir a partir de janeiro do ano que vem” explicou o vice-governador.
Cronograma em dia
O trabalho realizado pelo Governo de Minas, por meio do CGPropag, faz com que o estado cumpra no prazo estabelecido todas as obrigações impostas pela legislação federal para a adesão ao Propag.
“Cumprimos todos os prazos até agora. Cumprimos o prazo de junho, cumprimos o prazo de julho, que era a apresentação de informações intermediárias para o Governo Federal. Vamos cumprir o prazo de outubro, que é o da apresentação das empresas”, reforçou Mateus Simões.
“Fico feliz em ver a Assembleia Legislativa iniciando hoje um passo importante desse cumprimento do prazo de outubro, que é a retomada da discussão da PEC do Referendo” acrescentou o vice-governador.
Conselho Gestor
A reunião desta terça foi a 11ª realizada pelo Comitê Gestor, que, desde junho deste ano, se reúne com o objetivo de orientar a elaboração e acompanhar a execução de ações e de políticas públicas voltadas à implementação do Propag em Minas Gerais.
O grupo é presidido pelo vice-governador e conta com a participação do secretário- Geral e dos secretários de Estado de Governo , da Casa Civil , de Planejamento e Gestão , de Fazenda , de Desenvolvimento Econômico e pela equipe técnica dos órgãos participantes.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo