Sexta, 26 de Junho de 2026
35 999513636
Geral Fazenda

Governo de Minas vai enviar à ALMG substitutivo que atualiza o projeto de lei de privatização da Copasa

Nova proposta vincula a venda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais ao pagamento da dívida com a União por meio do Propag

09/09/2025 14h48
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG

O Governo de Minas vai apresentar, nesta terça-feira (9/9), à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um substitutivo ao projeto de lei de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A nova versão do PL assegura que o recurso obtido com a venda da empresa seja revertido para o pagamento da dívida de Minas com a União acordada pelo Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

O anúncio foi feito pelo vice-governador de Minas, Mateus Simões, durante entrevista coletiva após a 11ª reunião de acompanhamento do Comitê Gestor do Propag (CGPropag).

 “No final do ano passado, tínhamos apresentado um projeto pedindo simplesmente autorização para a venda da Companhia, um projeto de privatização. Com o ajuste que será enviado hoje (terça), o projeto será de privatização com reversão dos valores para o Propag, de forma que fique claro para os deputados que, se eles aprovarem a privatização como nós estamos propondo, todos os valores tenham de ser revertidos para a liquidação do valor da dívida ou para pagamento daquelas obrigações que nós vamos ter que passar a cumprir a partir de janeiro do ano que vem” explicou o vice-governador.

Cronograma em dia

O trabalho realizado pelo Governo de Minas, por meio do CGPropag, faz com que o estado cumpra no prazo estabelecido todas as obrigações impostas pela legislação federal para a adesão ao Propag.

“Cumprimos todos os prazos até agora. Cumprimos o prazo de junho, cumprimos o prazo de julho, que era a apresentação de informações intermediárias para o Governo Federal. Vamos cumprir o prazo de outubro, que é o da apresentação das empresas”, reforçou Mateus Simões.

“Fico feliz em ver a Assembleia Legislativa iniciando hoje um passo importante desse cumprimento do prazo de outubro, que é a retomada da discussão da PEC do Referendo” acrescentou o vice-governador.

Conselho Gestor

A reunião desta terça foi a 11ª realizada pelo Comitê Gestor, que, desde junho deste ano, se reúne com o objetivo de orientar a elaboração e acompanhar a execução de ações e de políticas públicas voltadas à implementação do Propag em Minas Gerais.

O grupo é presidido pelo vice-governador e conta com a participação do secretário- Geral  e dos secretários de Estado de  Governo , da Casa Civil , de Planejamento e Gestão , de Fazenda , de Desenvolvimento Econômico  e pela equipe técnica dos órgãos participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 20h01
16°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 30°

16° Sensação
1.31 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (2.38mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)

Mín. 14° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Domingo (28/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias