O governador Romeu Zema participou, na tarde desta quinta-feira (4/9), da abertura da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), em Goiânia (GO).
Na oportunidade, ele foi agraciado pela maior comenda do estado de Goiás. Recebida das mãos do governador Ronaldo Caiado, a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera reconhece pessoas e instituições que prestaram serviços relevantes e são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do estado do Centro-Oeste brasileiro.
“Fico honrado por ser homenageado por esse estado que se parece muito com Minas Gerais. Somos estados parceiros que muito possivelmente, quando um está bem o outro também está. São dois estados que têm no sangue o trabalho e a luta diária”, disse o governador Romeu Zema.
Ainda na feira, Zema foi agraciado mais uma vez com a entrega da Comenda Ficomex, homenagem da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) a representantes de entidades e personalidades que se destacam pela contribuição ao comércio exterior do Brasil.
Promovida pela Acieg, a Ficomex reúne empresas, profissionais e instituições de diferentes países, incentivando a internacionalização de negócios, o fortalecimento das relações comerciais e o crescimento comércio exterior. O evento é reconhecido com o maior do Brasil nesse segmento.
Minas Gerais e comércio exterior
Minas Gerais segue acumulando resultados positivos nas relações comerciais com o mercado internacional. Entre janeiro e julho deste ano, Minas exportou mais de US$ 25 bilhões, crescimento de 3,3% em relação ao ano passado e um superávit de mais de US$ 15 bilhões. Com esse resultado, Minas é responsável por quase 13% de todas as exportações do Brasil, ficando em segundo lugar no ranking nacional.
Ainda no ano passado, pela primeira vez, o setor agropecuário superou a mineração em exportações, alcançando um recorde de US$ 17,1 bilhões.
Já no acumulado de janeiro a julho de 2025, as exportações do agronegócio de Minas Gerais alcançaram US$ 11,4 bilhões, com crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2024. Minas se consolidou como o terceiro maior exportador, respondendo por 12% da receita do agro nacional.
“Temos dado todo o apoio ao agro. Em Minas, tem sido a atividade que mais cresce e, no ano passado, pela primeira vez na história, o agro exportou mais do que a atividade de mineração”, ressaltou Romeu Zema em discurso na abertura da Ficomex.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo