O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , compartilhou com representantes do governo de Angola, nesta semana, experiências sobre inovação e modernização no atendimento ao cidadão. A apresentação demonstrou avanços na digitalização de serviços públicos e no aprimoramento do atendimento presencial, como a expansão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
De acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, a parceria internacional fortalece o papel de Minas como referência em inovação.
“A convite do Banco Mundial, tivemos a oportunidade de compartilhar as experiências do Governo de Minas em atendimento ao cidadão e governo digital. Realizamos uma troca com o governo de Angola sobre iniciativas que vêm transformando a experiência do usuário em Minas Gerais. A partir disso, buscamos aprimorar, ainda mais, o atendimento ao cidadão mineiro e, ao mesmo tempo, contribuir com outros órgãos públicos para ampliar o acesso da população”, destacou.
Atendimento
A comitiva virtual angolana conheceu o modelo de gestão das UAIs, que reúnem, no mesmo espaço físico, serviços de órgãos federais, estaduais e municipais. Atualmente, Minas conta com 57 unidades, distribuídas em todas as regiões do estado. Nos últimos anos, a Seplag-MG também ampliou a disponibilização de terminais de autoatendimento nas unidades, garantindo mais autonomia e praticidade ao cidadão.
Entre os principais serviços ofertados nas UAIs estão emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), transferência e emplacamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, recuperação de acesso à plataforma Gov.br, entre outros. Em 2024, as UAIs realizaram mais de 5,7 milhões de atendimentos.
Transformação digital
Além do atendimento presencial, a delegação conheceu as iniciativas digitais do Estado, como o Portal MG, o aplicativo MG App e a área personalizada do site Cidadão MG, que concentram milhares de serviços digitais.
Atualmente, o índice de transformação digital do Governo de Minas é de 83%, o que significa que 83% das etapas dos serviços públicos realizados pelo Estado são digitais. Em 2018, o índice era 48%.
A agenda incluiu, ainda, a apresentação do Mapa de Transformação de Serviços Públicos, ferramenta que orienta o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) até 2030, com metas para ampliar a digitalização e a integração de canais de atendimento.
A equipe angolana integra o Projeto Njila, uma iniciativa do governo angolano financiada pelo Banco Mundial, que tem como objetivo fortalecer a governança e aprimorar a prestação de serviços públicos. Segundo o Banco, “Njila” significa “caminho” na língua nacional quimbundu, sendo o nome foi escolhido para o projeto para reforçar a identidade com a cultura local e simbolizar que a descentralização administrativa é o caminho para melhorar o atendimento ao cidadão.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo