O governador Romeu Zema entregou, nesta segunda-feira (1/9), na Cidade Administrativa, na primeira edição do Prêmio Destaques da Ouvidoria e da Transparência aos servidores estaduais que se destacaram no atendimento ao cidadão e promoção da integridade no serviço público. A homenagem reforça o princípio fundamental da boa gestão que é colocar a população no centro das políticas públicas e agir com transparência e responsabilidade.
Foram agraciados 27 servidores da Ouvidoria Geral do Estado (OGE/MG) , da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e profissionais que atuam como pontos de atendimento dos órgãos responsáveis pelas manifestações e pedidos de acesso à informação, que se destacaram nos últimos 12 meses pelo comprometimento, qualidade das respostas e eficiência na resolução das solicitações feitas pelos cidadãos mineiros, entre elas as feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Na cerimônia, o chefe do Executivo mineiro reafirmou o compromisso com Governo de Minas com a ética, transparência, o bom atendimento ao cidadão e ao combate à corrupção.
“Fico muito satisfeito com o comprometimento, com o desempenho, com tudo o que vocês têm feito. Fizemos um grande avanço nesses seis anos e oito meses em relação à nossa ouvidoria. Hoje ela é muito mais conhecida e reconhecida pelos mineiros, que sabem que têm um canal para reclamar, para se posicionar e elogiar” disse Zema.
“Da mesma forma, avançamos com nossa controladoria ao adotar práticas transparentes e ao ampliar a responsabilidade com as coisas públicas, pois acreditamos que, onde a transparência chega, a corrupção recua, as pessoas ruins perdem espaço e as boas ganham. É isso que nós queremos no setor público e é o que estamos fazendo aqui em Minas” concluiu o governador.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, reforçou que o prêmio simboliza o reconhecimento de um trabalho coletivo, de servidores que possuem a humildade como característica comum.
“Esse espírito de escuta ativa e compromisso com a verdade está no centro do modelo de gestão que temos construído em Minas Gerais: um estilo de governança que valoriza a transparência, não apenas como obrigação, mas como um princípio de respeito, que não se afasta nunca do interesse público. Um modelo de Estado próspero”, destacou.
O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, relembrou os resultados do Governo de Minas nos rankings de transparência, que ocupa o nível máximo nas principais avaliações do setor.
“Embora todos esses bons resultados sejam importantes, a cultura de transparência é o legado que queremos deixar para a administração pública, e esse legado só é possível graças ao trabalho dos interlocutores da Lei de Acesso à Informação que atuam em todo o Estado”, declarou.
Destaques da Ouvidoria e da Transparência
A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar atitudes que fortalecem a máquina pública e contribuem para uma relação mais transparente com a sociedade. Ao homenagear os melhores desempenhos, o Estado demonstra que a excelência no atendimento e o compromisso com a ética são prioridades da atual gestão.
Com essa ação, Minas Gerais reafirma que não há gestão pública eficiente sem integridade, nem desenvolvimento sustentável sem respeito ao cidadão.
Agraciados:
- Pela Ouvidoria Geral do Estado: Vera Ilda Torres Menezes, Mariana Louise Coelho Galan Ribeiro, Juliana de Oliveira, André Luiz Nogueira, Tainara Lorena Sampaio da Silva, Vinícius Eustáquio Sandim Arruda, Alexandre Goulart Miranda, Juliana Lara Rodrigues e Fábio Daniel Lopes Marinas.
- Pela Controladoria-Geral do Estado: Larissa Thainá Machado Guilherme e Flávia Marques Vilela.
- Pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) : Amanda Cristina Miranda e João Guilherme Britto Vieira.
- Pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) : Pedro Henrique Rabelo Bezerra e Paulo Cesar do Carmo.
- Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) : Célio César dos Santos Aparecido.
- Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) : Amanda Cruz Parrela.
- Pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) : Letícia Borges Marra Soares e Noêmia de Lourdes Furtado.
- Pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) : Mayla Magalhães de Souza.
- Pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) : Patricia Vinte Di Iório.
- Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) : Marilene Bretas Campos e Rodrigo Diniz Lara.
- Pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) : Ana Paula de Almeida Vieira Dolabella e Patrícia Aparecida Brugger de Oliveira.
- Pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) : Elinéia Gomes de Sousa.
- Pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) : Ariana Aparecida de Souza.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo