O Governo de Minas assinou, nesta terça-feira (26/08), a adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), durante a abertura do XIV Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília (DF). O programa tem como objetivo aprimorar a gestão pública e fomentar a cooperação entre os estados e a União, por meio da implementação de soluções de gestão e governo digital.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , Silvia Listgarten, representou o Estado de Minas Gerais na assinatura. “O plano é um pacto interfederativo que traz a missão e o desafio de inovar na gestão pública. Minas Gerais já vem alcançando avanços importantes nessa temática. Temos várias frentes pautadas em inovação e automatização, como o Sei!MG, o programa Automatiza.MG e o LAB.mg. A nossa busca por otimização, inovação e pela excelência na gestão pública faz parte da lógica de funcionamento da Seplag-MG”, afirmou.
O pacto reforça a ideia de que a cooperação federativa e a transformação digital são caminhos para uma administração pública mais eficiente, inclusiva e que responda às necessidades da sociedade. A iniciativa também serve de apoio para articular ações conjuntas que fortaleçam a capacidades estatais e modernizem o Estado.
Minas Gerais se soma a outros 19 estados que também aderiram ao programa. Criado em dezembro de 2023, o PNGI é o principal instrumento de cooperação federativa do Ministério de Gestão e Inovação (MGI).
O programa oferece gratuitamente mais de 30 soluções que podem ser utilizadas pelos governos estaduais e replicadas em municípios, como sistemas digitais, programas de capacitação e ferramentas de apoio à gestão. O objetivo é reduzir custos, simplificar processos e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade.
Inovação em Minas
O Escritório Central de Inovação e Automatização da Seplag-MG já utiliza algumas ferramentas do Catálogo do PNGI, como mentorias e oficinas do LA-BORA! Gov, além de participar da Rede Cinconecte. Há interesse da pasta em expandir a parceria, incluindo projetos em ciências comportamentais.
O Escritório tem atuado na promoção da inovação e automatização na gestão pública estadual em duas frentes principais: o LAB.mg e o Automatiza.MG. A adesão ao Programa se apresenta como uma oportunidade estratégica e factível, capaz de potencializar resultados, fortalecer a cultura de inovação no Estado e gerar benefícios concretos para a gestão pública e para a sociedade mineira.
XIV Congresso Consad de Gestão Pública
O Congresso Consad de Administração Pública é reconhecido como um dos principais encontros sobre Gestão Pública no Brasil. É um espaço estratégico para discutir caminhos de inovação e modernização na administração pública estadual. Além de facilitar a criação de uma rede colaborativa que conecta gestores que atuam com a transformação dos serviços públicos em todo o país. Em 2025, o evento está sendo realizado entre os dias 26 e 28/8, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo