A Secretaria de Estado de Casa Civil de Minas Gerais deu início, na quarta-feira (20/8), em Belo Horizonte, à terceira turma presencial de 2025 do curso sobre o Transferegov.br. A plataforma é usada pelo Governo Federal para centralizar e informatizar transferências de recursos. A capacitação tem como objetivo preparar servidores para utilizarem o sistema de forma ágil e segura.
Nesta edição, 21 participantes ocuparam as vagas disponibilizadas pela Diretoria Central de Gestão de Convênios e Editais (DCGCE). Entre os presentes, estavam servidores de diferentes órgãos e instituições, como Semad , Sejusp , Idene , Sedese , PBH, Hemominas, Prefeitura de Betim, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), além de representantes do Governo do Estado.
A formação aconteceu no Espaço de Formação e Treinamento da Secretaria de Educação de Minas Gerais e terminou nesta sexta-feira (22/8). A ação reforça o compromisso da Casa Civil em oferecer capacitação constante e ampliar a eficiência da gestão pública.
Para a superintendente Central de Gestão e Captação de Recursos,Lavínia Bortolotto,a iniciativa vai além da formação técnica: “A capacitação sobre o Transferegov é um investimento direto na melhoria da gestão pública e reflete em benefícios concretos para a vida dos mineiros”.
Segundo ela, servidores preparados garantem que os recursos federais cheguem de forma mais ágil e segura. “Ao qualificar nossos servidores no uso da plataforma federal, garantimos que os recursos oriundos de convênios e emendas parlamentares cheguem com mais agilidade e segurança para as iniciativas e projetos do Governo de Minas. Esses recursos são fundamentais para viabilizar obras, programas e serviços em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social".
Ela reforça que cada capacitação amplia a eficiência da máquina pública. “Cada servidor capacitado torna-se mais apto a transformar oportunidades em resultados, assegurando que o governo faça o melhor uso dos recursos disponíveis. Esse trabalho amplia a capacidade de captação e garante que as políticas públicas cheguem com mais qualidade e efetividade à população”.
O diretor Central de Gestão de Convênios de Entrada, Filipe Marques, explicou que a Casa Civil oferece um cronograma anual com turmas presenciais e em formato EaD, atendendo à demanda apresentada por órgãos estaduais e prefeituras.
“Anualmente, a DCGCE estrutura um cronograma composto por quatro turmas, sendo duas presenciais e duas em formato EaD, de acordo com a demanda identificada. Inicialmente, os órgãos e entidades estaduais e municipais preenchem um formulário de demanda, que permite dimensionar o público interessado. Em seguida, próximo à data de cada curso, é disponibilizado o formulário de inscrição oficial”.
Filipe também reforçou que o público atendido é amplo: “podem participar servidores estaduais de todos os Poderes e gestores municipais que atuam diretamente com convênios, termos de compromisso e congêneres. A próxima turma em formato EaD está prevista para novembro e será divulgada aos órgãos em breve”
Com a qualificação, Minas Gerais fortalece sua capacidade de captar recursos federais e garantir que eles sejam aplicados em projetos que impactam diretamente a vida da população.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo