A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou ao mercado financeiro que investiu R$ 2,8 bilhões em Minas Gerais nos primeiros seis meses de 2025. O número representa um aumento de 12,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram aplicados R$ 2,4 bilhões no estado. Até o fim deste ano, a companhia projeta alcançar R$ 6,3 bilhões, alcançando o maior ciclo de investimentos da história.
O destaque do programa de investimentos da Cemig em 2025 é o segmento de distribuição, que recebeu R$ 2,2 bilhões. Os recursos foram aplicados para aprimorar o fornecimento de energia a cerca de 9,4 milhões de clientes em Minas Gerais e aumentar a resiliência da rede nos 774 municípios atendidos pela companhia.
Além disso, nos seis primeiros meses deste ano, a Cemig construiu 2.642 quilômetros de linhas de baixa e média tensão e inaugurou nove subestações em diversas regiões do estado. Esses ativos são fundamentais para garantir a oferta de energia com segurança e qualidade.
O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destaca que os investimentos da companhia na rede de distribuição de Minas Gerais são essenciais para reduzir as interrupções no fornecimento e tornar o estado mais atrativo para novos empreendimentos, gerando emprego e renda para a população.
“Em 2018, a Cemig representava apenas 5% do total de investimento do Plano de Desenvolvimento da Distribuição do Brasil. Em 2025, esse percentual saltou para 12%, refletindo em melhorias para os clientes, como menor número de interrupções de energia e maior oferta de carga para atração de empresas para Minas”, ressalta.
Outros setores da empresa
Por meio da Cemig Geração e Transmissão, Minas Gerais recebeu R$ 390 milhões em investimentos no primeiro semestre deste ano. Em reforços e melhorias do setor de transmissão, foram aplicados R$ 173 milhões. A empresa também destinou, no mesmo período, R$ 20 milhões ao Projeto Verona, que visa à implantação da Linha de Transmissão 230 kV Governador Valadares 6 – Verona. A linha foi arrematada pela companhia em 2022 em leilão e prevê investimentos totais de aproximadamente R$ 200 milhões.
Em geração, apenas no primeiro semestre, foram aplicados R$ 63 milhões na expansão do parque gerador da Cemig e outros R$ 46 milhões em melhorias e na modernização de ativos.
Já a Gasmig investiu R$ 164 milhões para a construção de 100 quilômetros do gasoduto do projeto Centro-Oeste, que vai levar o insumo para impulsionar o desenvolvimento da região. No segmento de geração distribuída, a Cemig SIM destinou R$ 122 milhões para adicionar 21 megawatts (MW) ao seu parque gerador.
“Esses investimentos reforçam o compromisso da Cemig de focar em Minas e ser indutora do desenvolvimento do estado”, destaca Reynaldo.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 11° Máx. 30°
Mín. 14° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo