O Governo de Minas Gerais deu um passo decisivo para o fortalecimento da infraestrutura de transportes no estado com a posse oficial da diretoria colegiada da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), realizada nesta segunda-feira (7/7) pelo governador Romeu Zema, durante a abertura da Reunião Estratégica P3C, na Cidade Administrativa.
A cerimônia marcou a entrada em operação da nova autarquia, criada pela Lei Estadual nº 25.235/2025, com a missão de regular e fiscalizar contratos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) nas áreas rodoviária, ferroviária, aeroportuária e hidroviária.
A Artemig nasce com um portfólio robusto, que inclui mais de 2.250 quilômetros de rodovias concedidas, o Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e diversos projetos em fase de estruturação.
“No início do meu governo, Minas Gerais tinha apenas uma rodovia concedida. Hoje já temos várias e ainda vamos aumentar”, disse o governador.
| ||||
"Queremos que esses processos avancem com muito critério, escutando a população, a cidade. Estamos trabalhando muito para que a infraestrutura do estado seja cada vez mais desenvolvida, com conforto e segurança para os mineiros", pontuou Romeu Zema. | ||||
| ||||
Nova diretoria
A diretoria colegiada, indicada pelo governador e aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 1/7, é composta por profissionais com sólida experiência técnica:
• Breno Longobucco (diretor-geral) – Administrador público e advogado, com mais de 15 anos de atuação no setor público mineiro, foi subsecretário de Regulação de Transportes e de Obras e Infraestrutura da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) .
• Isabela Cristina Diniz Baruffi (diretora técnica) – Engenheira de produção com carreira na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e na Seinfra-MG, onde atuou na fiscalização de contratos e projetos regulatórios.
• Carlos Roberto Alvisi Júnior (diretor técnico) – Engenheiro civil com passagens por Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Infra S.A., com atuação em concessões estratégicas como Fernão Dias e Rota das Gerais.
Atuação e competências
A agência atuará com autonomia técnica, transparência e foco no controle social, promovendo um ambiente regulatório mais eficiente e confiável.
A posse da diretoria representa o início da fase operacional da Artemig, que já cumpriu etapas como a publicação do decreto de estrutura. Os próximos passos incluem ajustes normativos e a publicação do regimento interno.
| ||||
"A Artemig nasce com a responsabilidade de garantir que os contratos de concessão e PPPs sejam executados com qualidade, transparência e foco no usuário. Nosso compromisso é atuar com rigor técnico e independência, assegurando segurança jurídica aos investidores e entregando melhores serviços à população. Estamos preparados para enfrentar os desafios e contribuir para um ambiente regulatório moderno, eficiente e confiável", destacou Breno Longobucco. | ||||
| ||||
Inovações e futuro da infraestrutura mineira
O evento é realizado no contexto da Reunião Estratégica P3C, promovida pela Seinfra e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , reunindo autoridades, especialistas e representantes do setor privado para discutir os desafios e oportunidades das concessões em Minas Gerais.
A programação inclui painéis sobre inovação tecnológica, consensualismo, reforma tributária e o papel estratégico da nova agência reguladora.
A atual gestão do Estado foi responsável pela retomada dos investimentos em parcerias público-privadas em Minas. Atualmente, existem 20 contratos em execução, entre PPPs e concessões comuns, nos setores de mobilidade, rodoviário, viário, social, cultural e de parques, que totalizam R$ 23,4 bilhões de investimentos.
| ||||
"Este evento, é mais do que um espaço de debate — é um ponto de virada. Reunimos aqui especialistas, autoridades e o setor privado para pensar o futuro. E esse futuro passa, necessariamente, por uma regulação forte, que assegure segurança jurídica aos investidores e serviços eficientes à população", compartilhou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno. | ||||
| ||||
“Por isso, a Artemig será um instrumento fundamental para consolidar esse ambiente. Com ela, damos mais um passo rumo a uma infraestrutura inovadora e conectada com as necessidades de Minas Gerais”, concluiu.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado