O Governo de Minas comemorou, nesta quarta-feira (2/7), o Dia Nacional dos Bombeiros, reconhecendo o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no estado. O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram da cerimônia, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, ao lado da comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e do subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa.
“Hoje, quero dar os parabéns a todos os militares do Corpo de Bombeiros pelo seu dia! Essa corporação tem sido motivo de grande orgulho para todos os mineiros pelo trabalho que faz e pela forma de atuação em todo o estado. Quero, além de reconhecer e agradecer, lembrar que na minha gestão nós temos feito tudo aquilo que está ao nosso alcance por essa instituição”, destacou Romeu Zema.
Durante a solenidade, o CBMMG agraciou 32 autoridades civis, personalidades e militares, além de 57 militares da corporação, com a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria da instituição, entregue àqueles cuja dedicação e apoio são essenciais para o sucesso das iniciativas da corporação no compromisso de salvar vidas e proteger a população mineira.
“Essa cerimônia tem um brilho muito especial, porque ao mesmo tempo em que celebramos a data máxima da profissão, prestamos justa homenagem àqueles que se destacaram na missão de servir. Cada um dos agraciados hoje representa a força de uma rede de cuidado, compromisso e solidariedade”, enfatizou a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana Daldegan.
Fortalecimento
O Governo de Minas tem atuado para assegurar que o CBMMG tenha todos os aparatos de equipamentos, pessoal e infraestrutura para garantir a segurança dos mineiros em todo o estado. Entre 2019 e 2024, foram adquiridos mais de 1 milhão de itens entre bens de capital e de custeio, de mais 400 tipos de materiais e equipamentos operacionais para a corporação, totalizando um investimento de mais de R$ 120 milhões.
“Nos últimos anos tivemos diversos avanços na infraestrutura e tecnologia para melhorar o trabalho de cada um dos militares mineiros, mas eu queria dizer para os senhores, que nós todos sabemos que somos continuamente devedores daqueles que se dispõem a sair de casa todos os dias, colocando a própria vida em risco para o salvamento da vida do outro. Saliento, ainda, que nós temos um orgulho imenso do que vocês representam para o nosso estado”, ressaltou o vice-governador.
Desde 2019, a frota foi reforçada com 568 novas viaturas de bombeiros, como parte de um esforço contínuo de atualização e modernização dos recursos disponíveis. Em fevereiro de 2025, o CBMMG recebeu dois helicópteros para fortalecer a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no transporte de pacientes e em operações de resgate e salvamento, adquiridos por R$ 164 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES).
A ampliação e renovação da frota de viaturas, a revitalização de quartéis, os avanços por meio de novos parceiros para a captação de recursos alternativos e os investimentos nas áreas de pesquisa e inovação científica têm elevado o potencial de atendimento.
A corporação segue em busca de soluções para reforçar o efetivo com iniciativas como concursos internos para a progressão de carreira, ações efetivas de promoção à saúde, ampliação da articulação operacional com a instalação de brigadas de incêndio treinadas pelo CBMMG e a renovação da frota por meio de parcerias.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu mais de 470 mil ocorrências em todo o estado no último ano, período em que a capacidade de atendimento foi colocada à prova, com mais de 29 mil registros de incêndio em vegetação, agravados pela falta de chuvas e pelas altas temperaturas.
Dia Nacional
Comemorado em todo o país desde 1954, o Dia Nacional dos Bombeiros representa um marco na história da sociedade e no serviço de combate a incêndios no Brasil. Em 2/7/1856, Dom Pedro II assinou o decreto que criava o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. Em Minas, o CBMMG foi criado em 1911.
Em 2025, o dia é lembrado com o tema “Além da farda, existem histórias de coragem e superação diária”, que ajuda a refletir sobre a missão do bombeiro militar, que transcende a farda e o transforma em um agente com a responsabilidade de salvar em qualquer lugar ou circunstância.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado