O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta quarta-feira (2/7), a quinta e última audiência pública para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.
A audiência será realizada às 19h, na Câmara Municipal Contagem, e também será transmitida pela internet, no canal do YouTube da Seinfra . Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.
Em Contagem, estão previstas a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, por meio do projeto. O terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), será financiado e edificado pelo município, sendo contemplado para operação e manutenção pelo contrato de concessão.
Na região também está prevista a construção do terminal Regap, em Betim, próximo à Rodovia Fernão Dias.
O projeto prevê, ainda, a construção dos terminais Veneza, em Ribeirão das Neves, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.
Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O terminal de Santa Luzia conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura. Após concluído, a operação e a manutenção serão incluídas no contrato de concessão.
A iniciativa faz parte do pacote de ações para aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.
Demais audiências
No total, foram realizadas cinco audiências públicas nos municípios de Nova Lima, São José da Lapa, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Contagem, respectivamente.
Durante o ciclo de reuniões, a população pode conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.
Terminais
Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.
A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.
No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e a atualização das sinalizações de informação.
Também estão previstas implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para a realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem-estar.
O cronograma estima a publicação do edital e do leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado