O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (16/3), da abertura da 52ª Reunião do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais. Pela primeira vez na história o chefe do poder executivo estadual participa do encontro do colegiado, que é presidido pela Secretaria de Estado de Cultura e de Turismo (Secult) e formado pelas principais entidades do setor de Minas Gerais.
Na oportunidade, o governador destacou os desafios enfrentados pelo setor no período da pandemia da covid-19 e o esforço do governo para oferecer alternativas seguras na retomada das atividades.
“Estamos conduzido a áreas de turismo com muito profissionalismo, porque sem dúvida foi a que mais sofreu com a pandemia. A equipe da Secult vem realizando um trabalho gigantesco para acelerar esta recuperação. Somos um estado com grande potencial, estamos próximos das grandes metrópoles do país. Temos algumas características que nos destacam em relação aos outros estados, como o número de cidades históricas, as estâncias hidrominerais, a nossa beleza natural com nossas montanhas e cachoeiras, a gastronomia, a qualidade dos nossos produtos”, ressaltou o governador.
A reunião teve como pauta a apresentação dos projetos em desenvolvimento pela Secult que visam intensificar a retomada do turismo no estado. Dentre os programas destacados estão: o Via Liberdade, que propõe uma nova rota turística entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal; o Reviva Capitólio, que consiste em ações para dar segurança no turismo na região do Lago de Furnas e; o Ano da Mineiridade, que pretende criar diversas atrações para reforçar as características do nosso povo, como exposições, inventário da cozinha mineira, entre outras.
Ainda durante a sua fala, o governador apontou que os avanços realizados em diversas áreas no estado, como saúde, segurança pública, atração de investimentos e melhorias de infraestrutura, contribuem para o desenvolvimento do turismo.
“Assumimos o ano passado o posto de estado mais seguro do Brasil, e uma das coisas que qualquer turista valoriza é a questão da segurança. Temos um sistema de saúde com a menor taxa de mortalidade do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, temos investido no programa trilhas de Futuro, oferecendo 145 mil bolsas de profissionalização e muitas delas na área de turismo e na gastronomia. Somos um estado conhecido pelo Turismo de Negócio e o aumento da atração de empresas no estado, com a chegada de R$ 210 bilhões em investimentos nos últimos anos, vai alavancar ainda mais este tipo de atividade turística”, destacou.
Conselho de Turismo
O Conselho Estadual de Turismo é formado por 68 conselheiros, dentre membros titulares e suplentes. Ele é representado por 21 entidades da sociedade civil, que contemplam os setores de transportes, agências de viagens, alimentação, hospedagem e guias de turismo, além de 13 órgãos públicos.
O objetivo do colegiado é de propor ações e oferecer subsídios para a formulação da Política Estadual de Turismo e apoiar sua execução, com vistas à sua consolidação e continuidade.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
Turismo Governo de Minas e Cine Theatro Brasil lançam Avenida Cultural e transformam a Afonso Pena em grande corredor de arte, patrimônio e turismo de BH
Turismo Mais de R$ 1 bilhão em investimentos e cerca de cem projetos de vinícolas consolidam a Mantiqueira como nova fronteira do enoturismo brasileiro
Turismo Minas ganha 110 voos extras no inverno e impulsiona economia do turismo em todo o estado
Turismo Nova rota Ferrovia da Bocaina apoiada pela Emater-MG impulsiona turismo na Zona da Mata
Turismo Após parceria com Governo de Minas, Azul divulga horários da nova rota de voos para Diamantina Mín. 11° Máx. 14°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas