O Governo de Minas inaugurou, na segunda-feira (2/6), uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no município de Inhapim, no Vale do Rio Doce. Com capacidade para mais de 3,2 mil atendimentos mensais, a unidade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Prefeitura de Inhapim, por meio do programa UAI Compartilha.
Essa é a 56ª UAI em funcionamento em Minas Gerais e a 21ª implantada pelo modelo de gestão compartilhada da Seplag-MG com municípios. A unidade de Inhapim vai atender diretamente a população local e moradores de outros 11 municípios da região: São Domingos das Dores, Ubaporanga, São Sebastião do Anta, Imbé de Minas, Alvarenga, Tarumirim, Dom Cavati, São João do Oriente, Bugre, Iapu e Entre Folhas. Ao todo, mais de 108 mil pessoas serão beneficiadas com a oferta de serviços públicos essenciais em um só local.
| ||||
"Com a chegada da UAI a Inhapim, alcançamos 56 unidades em funcionamento, distribuídas em 50 municípios mineiros. Mais do que ampliar a rede, estamos garantindo dignidade, cidadania e acesso igualitário aos serviços públicos", afirmou o secretário-adjunto da Seplag-MG, Rodrigo Matias. | ||||
| ||||
O gestor também ressaltou a relevância do programa UAI Compartilha, que atualmente responde por 37,5% das unidades em funcionamento no estado. “Essa parceria entre o Governo de Minas e os municípios permite levar os serviços públicos para mais perto das pessoas, valorizando seu tempo e sua qualidade de vida”, completou.
Serviços oferecidos

Inicialmente, a nova UAI ofertará serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de atestado de antecedentes criminais, recuperação de acesso à conta Gov.br e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Gradualmente, serão incorporados novos serviços, incluindo demandas de trânsito e o recadastramento de servidores inativos do Estado.
“A chegada da UAI representa um avanço importante para Inhapim e municípios vizinhos. A unidade atende a uma demanda antiga da população e garante mais agilidade, dignidade e acesso aos serviços públicos essenciais”, destacou o prefeito de Inhapim, Sandro Silva.
UAI
As UAIs são centrais de atendimento que reúnem, em um mesmo espaço físico, atendimentos de órgãos estaduais e, em alguns casos, federais e municipais. O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços públicos essenciais, com agilidade, qualidade e eficiência.
O modelo UAI Compartilha foi lançado em 2019 e permite a expansão da rede de atendimento por meio de convênios com prefeituras ou câmaras municipais. Cabe ao município conveniado a responsabilidade pela estrutura física, equipe e custos operacionais. Já à Seplag-MG compete o fornecimento dos sistemas, o treinamento das equipes locais e a supervisão técnica dos atendimentos.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado