A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG) e da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), promoveu, nesta quinta-feira (22/5), uma ação educativa do Maio Amarelo na Praça Sete, um dos pontos mais movimentados da região central de Belo Horizonte.
A iniciativa contou com o apoio da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, da Polícia Militar de Minas Gerais , do Samu e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais . O objetivo da ação foi chamar a atenção da população para os riscos no trânsito e para a importância da empatia, da paciência e da responsabilidade no cotidiano das vias urbanas.
Simulação de salvamento
A programação incluiu uma simulação de salvamento encenando o resgate de vítimas após um acidente de motocicleta causado por excesso de velocidade. A ação demonstra, de forma impactante, a complexidade dos atendimentos de urgência e os danos físicos, emocionais e sociais que um acidente pode causar. A atividade foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu, com o apoio das demais instituições.
A simulação alerta sobre as consequências do excesso de velocidade nas vias e, ainda, sobre a complexidade dos atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito.
Quiz sobre trânsito
A ação educativa também contou com um jogo interativo no formato de quiz, com perguntas e respostas sobre normas de trânsito, condições de segurança, legislação e boas práticas na mobilidade urbana. Durante a dinâmica, as pessoas foram abordadas por agentes de educação com orientações, promovendo uma abordagem educativa e reflexiva junto à população e incentivando comportamentos seguros, responsáveis e empáticos no trânsito.
Maio Amarelo
A ação de conscientização promovida na Praça Sete integra o circuito estratégico de iniciativas da CET-MG dentro da campanha Maio Amarelo. Como parte da mobilização estadual pela segurança no trânsito, a CET-MG tem atuado em pontos de grande circulação de pessoas, como os principais shoppings da capital, que estão exibindo mensagens educativas em seus totens e participando de atividades integradas.
Na Rodoviária de Belo Horizonte, vídeos de conscientização sobre o uso do cinto de segurança são exibidos continuamente, reforçando a importância desse item de proteção. Já o Aeroporto Internacional de Confins conta com campanhas interativas, panfletagens e exibição de mensagens em totens digitais, engajando passageiros e funcionários na reflexão sobre condutas seguras no trânsito. As parcerias reforçam o compromisso do Governo de Minas com a preservação da vida e com o incentivo à empatia e à responsabilidade nas vias urbanas e rodoviárias
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado