O Governo de Minas protocolou, nesta sexta-feira (9/5), em Brasília, um pedido junto ao Ministério das Cidades para a expansão da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o Viaduto Beatriz, em Contagem. A proposta representa mais um passo importante na política de mobilidade urbana do Estado para a Região Metropolitana da capital.
O pleito foi formalizado durante reunião no Ministério das Cidades e prevê a construção de aproximadamente 3,5 quilômetros de trilhos, além de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. A ampliação vai integrar ainda mais os municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte.
Durante o encontro, o Estado também oficializou o pedido de uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão para tornar viável a execução da obra.
“A chegada do metrô até o Viaduto Beatriz, fazendo com que efetivamente a Linha 1 chegue a Contagem, muda completamente a vida da população da cidade e o trânsito da Avenida Amazonas. Estamos certos de que o Governo Federal vai ser sensível a esse pedido que foi apresentado. É R$ 1 bilhão que é capaz de mudar a cara da região metropolitana com mais uma ampliação do nosso metrô”, ressaltou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
A iniciativa dá continuidade às articulações já em andamento com a Prefeitura de Contagem, a Casa Civil da Presidência da República e o próprio Ministério das Cidades.
“Estamos unindo esforços e agora buscamos o apoio do Governo Federal para viabilizar esse sonho que é levar o metrô até o Viaduto Beatriz. Essa expansão é estratégica para a mobilidade e integração da nossa Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , Pedro Bruno.
Linhas 1 e 2
Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2.
A revitalização da Linha 1 contempla as 19 estações distribuídas ao longo dos 28,1 quilômetros de trajeto e tem previsão de conclusão em 2026.
Já a Linha 2, começou com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça. A operação comercial está prevista para 2028, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela população mineira.
Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.
Com o novo trecho até o Viaduto Beatriz, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance do sistema, beneficiando milhares de usuários todos os dias.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado