Nos três primeiros meses deste ano, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) investiu R$ 1,2 bilhão em Minas Gerais, o que representa um crescimento de 18,6% ao mesmo período de 2024, quando foram aportados R$ 1,019 bilhão.
Nos próximos nove meses, a companhia planeja destinar mais R$ 5,1 bilhões no estado. Os dados foram divulgados na quinta-feira (8/5), após o fechamento do mercado financeiro.
Realizando o maior plano de investimentos da sua história, que prevê 50 bilhões no período de 2019 a 2028, a Cemig ampliou em 600% os investimentos em Minas Gerais nos últimos anos. Em 2024, a companhia destinou R$ 5,7 bilhões no estado ante R$ 954 milhões em 2018.
O destaque do primeiro trimestre de 2025 é o segmento de distribuição, que é responsável pelo atendimento de mais de 9,4 milhões de clientes em 774 municípios mineiros. No período, a companhia destinou R$ 979 milhões para melhorar ainda mais o sistema elétrico, e entregou duas novas subestações em Monte Sião e Janaúba, além da ampliação da SE Paracatu 2. Juntas, esses três empreendimentos foram responsáveis por R$ 34,5 milhões.
Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cemig investiu quase R$ 130 milhões na melhoria da rede de distribuição no período.
Em geração e transmissão, a Cemig investiu R$ 89 milhões nos três primeiros meses de 2025, com destaque para 172 equipamentos energizados em 12 subestações de alta tensão. Além disso, foram destinados recursos para segurança de barragens e substituição de equipamentos nas usinas em operação.
O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destacou o papel da companhia em ser a indutora do desenvolvimento de Minas Gerais por meio do robusto plano de investimentos da empresa.
| ||||
"Estamos comprometidos em transformar Minas Gerais com investimentos estratégicos que garantem um sistema elétrico mais moderno, seguro e eficiente. Nosso foco é impulsionar o desenvolvimento do estado, gerando emprego e renda para os mineiros e sempre priorizando a qualidade dos serviços e a satisfação dos nossos clientes", destaca o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho. | ||||
| ||||
Grupo Cemig
A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) destinou R$ 86 milhões em Minas Gerais na construção de novos 40 quilômetros de rede e a conexão de 1.500 clientes ao sistema de gás natural do estado. Já a Cemig SIM destinou R$ 55 milhões na conexão de 4 usinas solares fotovoltaicas que incrementaram 11 MWac (Megawatts em corrente alternada) ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado