O governador Romeu Zema realizou, nesta quinta-feira (8/5), a entrega simbólica de 135 ônibus para as linhas metropolitanas que atendem as cidades de Contagem e Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os veículos já estavam circulando e beneficiam cerca de 70 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente.
Esse é o maior lote de veículos entregues no processo de renovação da frota. Para as linhas de Contagem, foram adquiridos 128 novos ônibus, enquanto para Brumadinho sete novos veículos vão integrar a frota do sistema metropolitano. Em apenas cinco meses, 625 novos ônibus, modernos e confortáveis, passaram a circular na RMBH.
| ||||
"Esses ônibus são muito importantes para a melhorar a mobilidade urbana na capital e na região metropolitana. É uma felicidade imensa ver que nós estamos avançando e enxergamos uma solução inteligente para ajudar a população", disse o governador Romeu Zema. | ||||
| ||||
A renovação da frota faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas , o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) .
Em abril, o Governo de Minas concluiu os repasses do Estado para a aquisição de 600 novos veículos. Até o final de 2025, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH vão adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus, totalizando 850 veículos, o que representa a renovação de cerca de 33% da frota total.
Renovação da frota
A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados. Até o fim deste ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos.
Além de Contagem, os veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da Região Metropolitana, como Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.
| ||||
"Nós estamos beneficiando toda a população que mora na RMBH para avançar na mobilidade, o que é um pedido do governador Romeu Zema e o do vice-governador Mateus Simões. Esta é a maior renovação da história do transporte metropolitano", destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno. | ||||
| ||||
Ao todo, já foram investidos R$ 382 milhões para reequilibrar os contratos do transporte coletivo, devido aos impactos da pandemia. Os recursos são provenientes do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado