A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) compartilhou algumas das suas iniciativas tecnológicas no Inova Municípios 2025. O evento, promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) nessa segunda-feira (5/5), em Belo Horizonte, teve como objetivo impulsionar a inovação e a transformação digital na gestão pública dos 853 municípios mineiros.
O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) Municípios, lançado pela Seplag-MG em junho de 2024 para oferecer soluções de digitalização para a administração pública municipal, foi um dos destaques da programação. Além da plataforma, o Automatiza.MG da Seplag-MG também foi citado pelo governador Romeu Zema no vídeo de abertura do evento.
O secretário adjunto da Seplag-MG, Rodrigo Matias, contou a experiência da Prefeitura de Belo Horizonte quando o Sei!MG foi implantado.
“A implementação do sistema demorou cerca de três meses, mas, com uma semana de implementação, parecia que estávamos trabalhando com ele há três anos, tamanha a qualidade do trabalho, a agilidade, a modernização e o impacto que isso trouxe para a administração municipal. Conseguimos, com o Sei!MG, reduzir o tempo de um processo inteiro de compras. E isso foi possível porque o sistema traz essa inovação, por meio da transformação digital”, relatou Matias.
Experiências com o Sei!MG
O primeiro painel do evento foi o “Gestão eficiente com o SEI: Relatos de quem faz acontecer”, moderado pelo subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz. A exposição contou com a participação da superintendente de Sistemas Especializados da Prodemge, Lilian Patrícia Santos, que explicou como foi criado o Sei!MG Municípios, visando as especificidades de cada administração municipal.
O município de Timóteo foi o primeiro a aderir ao sistema, em dezembro de 2024. A administração do Vale do Aço registrou uma economia superior a R$ 10 mil com a impressão de documentos em papel no primeiro mês de operação, além de uma redução de mais de 90% no tempo gasto com processos administrativos.
“Com o sistema, começamos a perceber a importância de eliminar o papel e a burocracia. Quando um documento precisava ser assinado por todo o secretariado, isso levava muito tempo e, às vezes, o papel ficava esquecido, prejudicando todos, inclusive o próprio município. Estamos eliminando tudo isso e agilizando o nosso trabalho. Além da economicidade, da praticidade e da segurança do documento, não vamos mais precisar, no futuro, ter um prédio só para guardar arquivos”, afirmou o prefeito de Timóteo, Vitor Vicente do Prado.
No último mês de abril, Ribeirão das Neves também completou sua adesão, sendo a segunda cidade mineira a integrar o Sei!MG Municípios. O prefeito Túlio Raposo contou sobre as motivações de implantar o sistema na sua gestão. Também estiveram presentes prefeitos que estão no processo de implementação do sistema, como o de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira, e o vice-prefeito de Pompéu, Altivo Duarte.
A coordenação do Sei!MG Municípios é feita pela Seplag-MG, em parceria com a Prodemge, responsável pela instalação, sustentação e gestão da infraestrutura técnica utilizada pelas prefeituras.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado